5 razões por que a gestão da sua empresa precisa de uma mudança de mentalidade

A transformação digital está a alterar a natureza da gestão das empresas, e é crucial que todos os gestores a percebam. Ignorá-la, vai significar ficar para trás, a ver a concorrência prosperar, porque preferiu ficar estagnado no tempo.

Vivemos num mundo em que pequenas dúvidas são respondidas em segundos. Basta um acesso à Internet. Um mundo em que pedimos um carro com motorista ou o jantar pelo smartphone. O mesmo smartphone que usamos para ouvir música e ver filmes em serviços de streaming. Um mundo em que até a nossa relação com bancos e seguradoras é cada vez mais digital. E onde as relações entre pessoas podem começar e acabar na Internet. Um mundo em mudança permanente. Cada vez mais rápida. E algumas empresas perceberam isto muito bem: abraçaram a transformação digital.  Do que está à espera para fazer o mesmo? Seguem-se as razões pelas quais deve fazê-lo.

 

1. Porque o progresso não se faz sem mudança

O que nos rodeia está em constante transformação, e as empresas que não forem capazes de reconhecer a mudança no mundo e no seu setor, que não conseguirem antecipá-la e acompanhá-la, vão inevitavelmente ficar pelo caminho, estagnadas no tempo. Porque o progresso não é possível sem mudança. Se o mercado muda, que lógica tem que a sua empresa permaneça igual?

 

2. Porque vai ser ultrapassado pela concorrência  

O que têm em comum o gigante da música Spotify, a líder de serviços de streaming Netflix ou a gigante do retalho Amazon? São disruptivas, dão cartas nesta era tecnológica e destronaram os seus principais concorrentes, que dominavam o mercado há cerca de dez anos. Lembra-se da Blockbuster? O que lhe aconteceu? A resposta é simples: não soube adaptar-se às novas exigências do mercado. E foi “engolida”. Sem dó, nem piedade.

 

3. Porque arrisca a sobrevivência

Em plena era da transformação digital, a mudança deixou de ser um fator de crescimento, para passar a ser uma questão de sobrevivência. Não interessa se quer liderar o mundo dos negócios e ver o seu nome nas bocas do mundo como a Netflix. A sua intenção pode até nem ser essa. Pode passar apenas por garantir que a sua empresa é bem-sucedida ao ponto de lhe permitir pagar as suas contas. Mas nada disso interessa. Todas as empresas, sem exceção – quer seja o canal de televisão por cabo norte-americano ameaçado pela Netflix ou a mercearia da esquina onde os moradores do bairro compram o pão todos os dias –, têm de se preocupar. Nenhuma pode ficar indiferente ao fenómeno da transformação digital, sob pena de já cá não estar amanhã.

 

4. Porque a mudança é sinónimo de oportunidades

E se a sua empresa não as aproveitar, a sua concorrência não se vai fazer de rogada. Damos-lhe um exemplo. Dados da Associação de Economia Digital dão conta de que apenas 41% das empresas têm uma presença online, sinal claro de que estão a perder dinheiro e oportunidades. Basta pensar que em 2017 os portugueses gastaram 4,6 milhões de euros em compras online, muitas vezes em sites estrangeiros, porque a oferta nacional está aquém. Pense no dinheiro que se perdeu para a indústria nacional, porque as empresas ainda descuram o potencial da Internet.

 

5. Porque os consumidores também mudaram

Para a nova geração de consumidores, já não chega o produto ser bom. Já não basta que o serviço seja espetacular. Ou sentir que as suas necessidades são atendidas. Para este consumidor, é preciso garantir que a sua experiência com “aquela” marca é incrível. E que é uma experiência única e personalizada – em todos os pontos de contacto e momentos da “jornada”, porque todos os pontos de contacto contam. É por isso que a sua empresa tem de ser excelente em todos eles. Sob pena de abrir caminho para um concorrente, que faz tudo por primar pela diferença.

 

A esta hora, algures no mundo, um concorrente seu já se apercebeu de como a transformação digital é essencial à sobrevivência, e está a ser mais rápido. E a sua empresa? Vai sobreviver ou ficar pelo caminho?