Dia Internacional da Mulher 2018: ouvir um testemunho inspirador

Muito mais do que um momento para oferecer flores ou presentes, o Dia Internacional da Mulher celebra as realizações e conquistas das mulheres em várias áreas. Por isso mesmo, neste 8 de março de 2018, tivemos oportunidade de ouvir a história de vida e de conquista pessoal de Andreia Paes de Vasconcellos. Foi, sobretudo, um momento de inspiração, partilhado por PHCs de Lisboa e Porto.

Andreia Paes de Vasconcellos

 

“É importante percebermos que as mulheres não são supermulheres. Nem têm de ser”

Começou por afirmar Andreia Paes de Vasconcellos, nesta sessão repleta de PHC DNA. A autora do blog “Tomás My Special Baby” e do livro “Tomás – Maternidade, trissomia e amor: a história de um bebé especial”, partilhou os desafios que superou na sua vida, deixando também uma mensagem de força às PHCs que assistiram ao momento.

 

Andreia Paes de Vasconcellos Dia Internacional da Mulher na PHC

Andreia Paes de Vasconcellos é mãe de dois filhos, Tomás com três anos e Francisco com quase dois anos.  Chama-lhes “os dois lados da maternidade” e são eles a prioridade da sua vida. Tomás é especial, nasceu com Trissomia 21 e, por isso, requer uma atenção redobrada. Como Andreia explicou na PHC, este tem sido um ensinamento constante: “aprendo mais com o Tomás do que algumas vez o consegui ensinar”.

 

Dia Internacional da Mulher na PHC

A história pessoal que a autora partilhou foi a base para uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade atual. Entre as várias exigências que se colocam às mulheres – do espaço privado à progressão de carreira –, Andreia Paes de Vasconcellos sublinhou a importância de recorrer a redes pessoais de apoio e entreajuda, como família e amigas. Contudo, avisou,

 

“há uma altura em que é preciso decidir se querem dar prioridade à família ou a uma carreira de topo porque, sinceramente, os dois caminhos não são possíveis”.

 

Mulheres da PHC

Porque toda a conversa assenta melhor de estômago cheio, o final da sessão incluiu um pequeno lanche para todos os PHCs. Este foi também o momento de continuar a interação com Andreia Paes de Vasconcellos, promover o networking e a partilha de histórias de vida entre todos os PHCs presentes.

 

Andreia Paes de Vasconcellos

A sessão do Dia Internacional da Mulher foi mais uma iniciativa do programa Fun at Speed, o calendário anual da PHC dedicado a momentos descontraídos e fun, embebidos em valores do PHC DNA.