Open Minds 2020: este ano foi em live streaming

O surto de COVID-19 não parou o nosso maior evento anual: num mês, adaptámo-lo para o digital e estreámos uma versão “para ver em casa”.

Se há tradição que se mantém na nossa empresa é o evento que organizamos todos os anos para os nossos parceiros. Chama-se PHC Open Minds e é um evento onde apresentamos todas as novidades do nosso software e de negócio, com inúmeras sessões e um networking. Incrível, certo?

Porém, a edição de 2020 ficará, por certo, na nossa memória. O mesmo surto de COVID-19 que, no início de março, fez com que as nossas equipas passassem a trabalhar a partir de casa, levando-nos a repensar as nossas práticas de trabalho remoto, obrigou-nos também a repensar todo este evento.

Depois de cinco meses de trabalho incessante na preparação de um encontro que pensávamos vir a dar-se no Europarque, de Santa Maria da Feira, tivemos pouco mais de duas semanas para nos estrear no digital: transformando o PHC Open Minds 2020 no nosso primeiro evento 100% digital e em live streaming.

First things first

Mudar o evento para um formato digital obrigou a que replaneássemos muito do que tínhamos pensado. Os oradores tiveram de ter várias sessões de media training para se prepararem para as luzes das câmaras, ao teleponto, a todo um formato distinto que estava previsto em palco. A equipa de produção de evento teve de se dedicar à produção de vídeo. Adaptámos as intervenções, e o alinhamento do evento. E procurámos uma pivot que ajudasse a compor tudo isto – e a conhecida jornalista Patrícia Carvalho esteve, claro, à altura do desafio.

Depois de estar tudo bem ensaiado, rumámos aos estúdios da SIC para gravar.

O maior desafio foi… perder o palco

É importante explicar: o PHC Open Minds é um evento que segue à regra o nosso moto de cool but pro. De calças de ganga e polo preto, os líderes das nossas equipas sobem ao palco e mostram todas as novidades do nosso produto nesse ano. Enchemos uma plateia de energia!

Mas, de repente, tiram-nos o palco gigante. Tivemos de conseguir transportar toda esta energia através de uma câmara, num live streaming. Garantir que todo o entusiasmo que pensámos viver em Santa Maria da Feira seria igual (ou maior ainda!) quando entrasse diretamente pelas salas de estar dos participantes. E conseguimos.

A melhor parte foi uma equipa incansável 

Foram muitas horas nos escritórios, a ensaiar com os nossos oradores e organização. Valeu-nos a boa disposição de todos e alguns momentos musicais, que nos permitiram descobrir talentos escondidos na empresa. E, acima de tudo, valeu-nos a vontade de toda uma equipa em criar o melhor e maior evento digital possível: o nosso Power Up.

A Lei de Murphy atacou-nos sempre que pode: faltaram pilhas, carregadores e adaptadores… Foi da criatividade de toda a equipa que surgiram soluções para todas as dificuldades. E o resultado final só foi possível devido a um enorme empenho de todos os colaboradores da PHC. Hoje, assistimos ao nosso primeiro PHC Open Minds em live streaming juntos, mas cada um de sua casa.

Eis alguns testemunhos:

Foi toda uma experiência nova. Aprendi muito, adorei o espírito que se viveu nos ensaios, e adorei o resultado final! 

Sílvia Sousa

Passar de um evento físico para um live em tão pouco tempo e com tanta qualidade é fenomenal! Orgulho em ser PHC.

Sónia Almeida

Vou recordar a nossa audácia para mudar o formato em tempo record, assim como a paixão colocada em todos os momentos.

Jorge Guimarães

Foi um desafio enorme. Todo o reajuste foi uma grande aprendizagem e muito gratificante. Estamos todos de parabéns!

Catarina Carrapiço

Este será um PHC Open Minds que ficará para a história.

Conseguimos criar um live show, cheio de conteúdo, com mais de dez sessões pensadas para preparar os nossos parceiros para os desafios de negócio do ano que se avizinha. Conseguimos superar um desafio que, no início, nos parecia quase impossível. Conseguimos mostrar a força de uma equipa que reinventou todo um evento em prazo recorde. E conseguimos garantir o Power Up de todos os parceiros, como prometido.

Foi um desafio enorme. Missão cumprida.