Keep calm and make a gin

Keep calm and make a gin

Ingredientes do Workshop de Master Gin
Workshop de Master Gin

No passado dia 27 de julho, a Gin House PHC abriu portas, para um workshop de Master Gin, liderado por um especialista condecorado: Tiago Rodrigues, um dos nossos Product Success Specialist. Objetivo: ensinar a alguns PHCs autointulados “gin lovers”, as melhores técnicas para preparar o gin tónico perfeito. No final, houve até direito a prémios, mas vão ter de ler até ao fim, se quiserem descobrir quem levou o título de Master (os vencedores estão recetivos a preparar um copo a todos aqueles que os parabenizarem).

As técnicas para um gin perfeito pelo especialista PHC
O nosso especialista ensinou as técnicas para preparar um gin perfeito

Quando a vida nos dá limões – quem diz limões, diz limas, laranjas, hortelã, paus de canela, frutos verrmelhos, gengibre, gin e água tónica –, preparamos um gin, digno de um verdadeiro bartender. E para que a intenção não caia logo por terra, três considerações que devem ser postas em prática:

  • O gin deve ser preparado num copo largo;
  • Deve ser usado gelo ultracongelado;
  • Ainda que não haja uma medida obrigatória, estima-se que a solução mais equilibrada para a bebida seja cinco centílitros de gin para 20 de água tónica.

Interiorizadas as regras básicas, e munidos do material necessário – colher, medidor, coador, descascador e pinça –, altura de passar da teoria à prática, não sem antes assistirmos à concretização de três deliciosas receitas da autoria do nosso gin master. De referir, que entre uma e outra receita, houve espaço para provas, que deixaram todos os PHCs participantes com vontade de tentar superar o Tiago (tarefa árdua).

Utensílios necessários para um gin perfeito
Os utensílios à disposição dos PHCs ou Gin Lovers

E o título de Master Gin vai para…

Entre atropeladelas sem mossa, troca de material, ingredientes e até ideias – mesmo quando a palavra de ordem é “competição”, o espírito de equipa mantém-se –, sob o olhar atento dos jurados, cada PHC teve cerca de cinco minutos para preparar o gin capaz de o fazer levantar a taça (ou melhor, a garrafa).

A arte de fazer bom gin foi tão declarada, que os membros do juri enfrentaram algumas  dificuldades: elegeram não um, mas três vencedores, mais ou menos unânimes. E a prova de que, às vezes, os fins justificam os meios, é que o terceiro lugar foi regado a gengibre com casca (esquecida, por lapso, durante a preparação). Dado que as ações ficam com quem as pratica, abstemo-nos de denunciar o “culpado”, mas cabe-nos parabenizar os justos Gin Masters: cada um levou para casa uma garrafa de gin e outra de água tónica, ingredientes básicos para prepararem um (ou mais) copo(s) aos colegas que faltaram.

Vencedores do Workshop de Master Gin
Os três vencedores do Workshop de Master Gin

 

Veja também…