Inside PHC: Quais os melhores momentos desta quarentena?

Findada a quaretena, é tempo de fazer um balanço. Conhece os melhores momentos desta quarentena na PHC Software, dos quais nos vamos recordar pela positiva.

Sempre nos orgulhámos de ter trabalhadores muito felizes. E, em grande parte, isso deve-se à cultura institucional vivida na PHC Software, dia após dia. Quando, de repente, nos vimos forçados a colocar 96% da nossa empresa a trabalhar remotamente, a questão surgiu – como vamos manter vivo o espírito da PHC? 

Vivemos meses em que o risco de ansiedade era real. A comunicação interna e a liderança assumiram um papel central, na nossa tentativa de tornar toda a experiência o mais familiar e positiva possível.  

As nossas equipas conseguiram sair da quarentena mais únidas e motivadas do que antes. Tudo porque reforçamos a comunicação interna e criámos momentos focados no bem estar e positividade para os nossos colaboradores. Focámo-nos também em transmitir segurança e otimismo, e reforçar a ideia de que o futuro do nosso negócio dependia de todos. 

Hoje, passadas duas semanas do fim do período de emergência, perguntámos aos nossos colaboradores qual foi a melhor parte de trabalhar na PHC durante esta quarentena. Preparados para saber quais foram as principais respostas?

Reuniões gerais online

Assim que iniciámos a quarentena, começámos a fazer reuniões gerais com todos os colaboradores da empresa, apresentadas pelo nosso CEO, Ricardo Parreira.

Foi assumido um compromisso com todos os colaboradores, de que ninguém seria despedido por causa do vírus. Estas reuniões permitiram aumentar a cooperação entre todos, em prol de um objetivo comum: garantir a sobrevivência da PHC Software e a continuidade do negócio dos nossos parceiros e clientes. 

Fomos assim recebendo instruções sobre os próximos passos, informações sobre o estado do negócio e até feedback dos nossos parceiros e clientes. Foram momentos que marcaram, realmente, a diferença. 

Um Together at Home by PHC

Sim, organizámos a nossa versão do Together at Home. Claro que esta não foi produzida pela Lady Gaga, mas a nossa Happyness Manager também não nos deixou ficar nada atrás. 

Reunímos os talentos da PHC, num programa com momentos de canto e partilha de pensamentos positivos, onde estrelaram os nossos colaboradores e as suas famílias, e contando até com algumas aparições especiais dos seus animais de estimação. Foi incrível! 

Casa e cão de um colaborador da PHC durante a quarentena
Colaborador da PHC a trabalhar em casa rodeado de flores durante a quarentena
Colaborador da PHC durante a quarentena a trabalhar em casa e a recriar um episódio do Star Wars
Colaborador da PHC durante a quarentena a trabalhar com máscara de dinossauro
Colaborador da PHC durante a quarentena a trabalhar em casa com objetos africanos

Lado B do CEO

Durante esta quarentena tivemos mais uma edição das nossas PHC Talks – momentos de partilha, onde convidamos uma personalidade pública ou da PHC, para partilhar conhecimentos e experiências com os nossos colaboradores. 

A edição de abril foi dedicada ao nosso CEO, Ricardo Parreira, e ao seu lado B. Podemos conhecer mais sobre a sua história e o seu percurso, enquanto estudante empreededor que criou uma empresa aos 20 anos, mas também numa vertente mais pessoal, como pai de 4 filhos. 

STOP: How are you today?

Poucas semanas depois de estarmos em casa, outro elemento da Direção Executiva da empresa começou a dinamizar os momentos “How are you today?”. Tal como o nome indica, a ideia era muito simples: ouvir os colaboradores, um a um, compreendendo como se têm sentido, quais os seus receios e ajudá-los a lidar com o isolamento emocionalmente. 

O nosso Strategic Risk Control Officer, Miguel Capelão, sempre partilhou connosco o seu gosto por falar sobre otimismo e felicidade, temáticas sobre as quais até já nos dava algumas formações internas. Durante a quarentena, guardou momentos na sua agenda para ouvir grupos de colaboradores PHCs e partilhar connosco o seu conhecimento sobre estas matérias.

Momentos #ThinkPositive

Queríamos ter momentos focados na positividade e no bem estar de todos, lembrar as pessoas que têm de parar e respirar fundo e ajudá-las a manter a cabeça fresca durante a quarentena. Os momentos #ThinkPositive eram atividades semanais, com a duração de 40 minutos, que ainda hoje mantemos na PHC, onde fizemos de tudo: cozinhámos, preparámos cocktails, meditámos, fizemos yoga e dançámos. Houve tardes de quizz, enigmas e até um pequeno teatro. Conhecemo-nos todos, envolvemos as nossas famílias e mantivemos a esperança. 

A quaretena só nos ajudou a lembrar que trabalhamos diariamente com pessoas cheias de gostos e paixões diferentes, e que o que nos une é e será sempre maior do que o que nos distingue. Viver esta quarentena trabalhando na PHC fez desta experiência algo completamente diferente. Provando que a cultura organizacional não só se mantém viva, como pode ser reforçada, à distância e em momentos de crise.

A imagem em baixo mostra o que os nossos colaboradores mais valorizaram nesta temporada. O quão incrível é trabalhar na PHC? Acompanhem-nos também no Instragram @lifeatphcsoftware e fiquem a par de todas as iniciativas da PHC.

Núvem de palavras wordcloud que reflete os melhores momentos dos colaboradores da PHC durante a quarentena