Como sobreviver aos primeiros dias num emprego novo?

Estar num novo emprego significa que saiu vencedor do processo de recrutamento. Aproveite e descubra alguns conselhos para começar da melhor maneira.

Os primeiros dias num novo emprego são normalmente muito stressantes.

Depois de ter passado dias a aperfeiçoar o currículo, horas a preparar-se para as entrevistas e de ter investido muito tempo a relembrar conhecimentos para estar no seu melhor quando estiver frente a frente com a sua chefia, conseguiu finalmente o tão desejado emprego. Se por um lado, há uma sensação de felicidade e alívio por o processo ter chegado ao fim (e ter sido escolhido!) por outro, a noção de que tem agora de corresponder às expetativas da empresa pode gerar muita ansiedade.

É importante perceber que o nervoso miudinho é comum a todos e que não deve haver ninguém, por mais experiente ou seguro que seja, que não se sinta pelo menos um pouco ansioso no primeiro dia de trabalho. Saiba também que apesar de existir sempre alguma dose de nervosismo nesta situação, pode preparar-se de forma a controlar alguns aspetos de todo o processo e sentir-se mais confiante e seguro, ao mesmo tempo que aproveita tudo o que esta nova experiência tem de enriquecedor.

 

Aqui ficam alguns conselhos para começar num novo emprego da melhor maneira.

 

1 – Chegue a horas

Chegar atrasado nos primeiros dias de trabalho passa a mensagem de que é pouco organizado ou que não leva a pontualidade muito a sério. Se ainda não conhece o caminho até ao local de trabalho, faça-o no dia anterior para garantir que fica a conhecer bem o percurso e não se vai perder. No primeiro dia, planeie chegar 15 minutos mais cedo para garantir que não há atrasos.

 

2 – Vista-se para a ocasião

Idealmente, ao longo do processo de seleção deve perguntar aos seus recrutadores qual o dress code da empresa. Se não tiver tido essa oportunidade e não fizer a mínima ideia das regras de indumentária da empresa, jogue pelo seguro, apostando numa roupa clássica e discreta e evitando os jeans e a roupa mais desportiva. Lembre-se, os seus colegas ainda não o conhecem e a roupa é fundamental para causar uma boa primeira impressão de si. Mostre que se preocupa: a roupa não deve ter vincos, os sapatos devem estar limpos e o cabelo no lugar. Evite as saias curtas, os sapatos muito altos e diga não ao excesso de perfume, joias e maquiagem. Elegância e descrição são as palavras de ordem.

 

3 – Faça perguntas e peça ajuda

Ninguém está à espera que saiba tudo nos seus primeiros dias de trabalho, por isso, não tenha problemas em fazer perguntas e peça ajuda sempre que necessite. Nesta fase inicial, é preferível perguntar antes do que fazer alguma coisa errada e tentar depois resolvê-la. Além disso, uma atitude fechada pode ser confundida como arrogância por parte dos seus colegas. Fale, pergunte, peça ajuda. Além de aprender, vai ter oportunidade de conhecer melhor os seus colegas e chefia e de os fazer sentirem-se úteis. Acredite, as pessoas gostam de ajudar.

 

4 – Ouça mais e fale menos

Os primeiros tempos num emprego novo têm muito mais a ver com a disponibilidade para ouvir do que com a tendência para falar. Ainda não conhece a realidade da empresa nem da função e embora possa já trazer muita experiência e conhecimentos, evite a tentação de dar opiniões sobre métodos de trabalho ou de falar na forma como as coisas funcionavam no seu emprego anterior. Aproveite para absorver e aprender. Esteja atento a tudo o que o rodeia e aproveite as reuniões para observar as dinâmicas de interação e se familiarizar com termos específicos da empresa. A seu tempo, terá muitas hipóteses de dar o seu contributo.

 

5 – Sorria

Nem sempre é fácil começar uma conversa com colegas que acabámos de conhecer. Por isso, sorria com confiança e sinceridade sempre que se apresenta ou é apresentado a alguém. Mostre que está feliz por estar na empresa e que é simpático e sociável. Quando tiver de trabalhar com esse colega, ele já o irá encarar como alguém afável com quem é fácil comunicar.

 

6 – Almoce com os colegas

Se o convidarem para almoçar, vá. Mostre que tem vontade de conhecer os colegas e que funciona bem num grupo. Divirta-se, aproveite para aprender mais sobre os seus colegas e para aliviar um pouco o stress do primeiro dia. As ocasiões informais são excelentes oportunidades para exercitar a empatia. Encontrar nas pessoas com quem trabalha interesses comuns, facilita a comunicação e ajuda a desbloquear possíveis dificuldades em chegar ao outro.

 

7 – Não fale mal do seu emprego anterior

Um novo emprego é uma oportunidade de começar de novo, numa organização onde ninguém o conhece. Não traga consigo bagagem negativa, por mais traumático que possa ter sido o processo de saída do seu emprego anterior. Não fale mal da chefia, colegas e da empresa onde esteve nem alimente esse tipo de conversa com os novos colegas. Quando temos um discurso negativo acerca de experiências anteriores, aquilo que fica nas pessoas com quem falamos, é que provavelmente faremos o mesmo em relação à situação atual. Não arruíne a sua reputação com mexericos.

 

8 – Relaxe

O impulso de impressionar toda a gente pode torná-lo mais nervoso. Lembre-se que já passou por todo o processo de seleção e que já foi selecionado. Não gaste energia a preocupar-se com o que toda a gente pensa acerca de si. Seja simpático, saiba ouvir, procure rir e conhecer os seus colegas. Se fizer o que está certo, o resto vem naturalmente, com o tempo.  Sobretudo, seja você próprio.

 

9 – Perceba a cultura da empresa

Perceba a linguagem utilizada, os valores, a forma de estar, os horários, os assuntos melindrosos ou a forma como as pessoas se relacionam entre si. Quando entra para uma empresa, está a abraçar uma nova cultura, um modo de estar e trabalhar que é muito próprio. Quanto mais depressa a perceber, mais fácil será a sua integração e, naturalmente, o seu desempenho.

 

10 – Tire partido do que a empresa põe à disposição

Aproveite as atividades e ferramentas que lhe são colocadas à disposição para conhecer a empresa e os colegas. Participe com entusiasmo nos team building, aceite os convites para a happy hour, faça parte das atividades de boas-vindas que a empresa organiza para os novos colaboradores, bem como de todas as atividades que façam parte da empresa. Muitas empresas têm a figura do tutor, alguém que ajuda os novos colaboradores nos primeiros tempos da empresa, aproveite-os.

Na PHC, existe alguém muito importante para fazer a ponte entre a empresa e os novos colaboradores: o padrinho/madrinha.

 

11 – Aproveite o seu novo emprego!

Apesar de incluírem algum nível de stress, os primeiros tempos num novo emprego correspondem também a uma nova fase na sua vida. Novos colegas, um novo espaço, uma nova função, mas também muitas oportunidades de crescimento e valorização pessoal e profissional estão à sua espera. Saboreie o momento.

 

Além disso, o facto de estar numa nova empresa significa que saiu vencedor de todo o processo de recrutamento. É tempo de respirar fundo, relaxar e aproveitar ao máximo todas as experiências que está a viver.