Como reduzir o stress e dormir melhor? Dois workshops e muita partilha

Fizemos dois workshops na PHC, um sobre o stress e outro sobre o sono. Saiba como foi e descubra como reduzir o stress e dormir melhor.

Todos os dias enfrentamos desafios que nos causam stress. Mas, felizmente podemos fazer algumas coisas na empresa para o contrariar. Foi isso que fizemos: um conjunto de workshops internos para nos ajudar a melhorar o dia a dia. E partilhamos alguns dos ensinamentos convosco.

Que o stress é um problema do nosso tempo, não é novidade para ninguém e as consequências são hoje parte do debate sobre a saúde. Aliás, o stress no local de trabalho pode aumentar em 68% o risco de morte prematura e o burnout é considerado hoje um “síndrome de esgotamento físico e mental causado pelo exercício de uma atividade profissional” pela Organização Mundial de Saúde.

Este é um tema dos nossos tempos e que pode ser combatido dentro das próprias empresas. Como? Dotando os colaboradores de ferramentas que os ajudam a proteger contra as causas e consequências do stress. E, por vezes, é mais simples do que parece.

Fizemos dois workshops, um sobre o stress e outro sobre o sono. E hoje partilhamos o algumas dicas importantes que também podem começar a aplicar. Vamos saber como foi?

Relaxar sem sair da secretária

A pensar nisso e para começar bem o ano, os colaboradores da PHC receberam estes workshops focados no bem-estar. Sessões de informação e de partilha das ferramentas certas para combater dois “flagelos” dos nossos dias: o stress e a privação do sono.

Por definição, o stress é “uma resposta fisiológica e comportamental a algo que aconteceu ou está para acontecer que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio. Combater este stress parece um verdadeiro “bicho de sete cabeças”, mas é mais fácil do que imagina. A formadora Helena Guimarães introduziu os PHCs ao conceito “tranquilagir”.

E o que é isto? No fundo são apenas pequenos exercícios de relaxamento e flexibilidade, suficientes para nos deixar mais calmos e capazes de ultrapassar os obstáculos que se colocam à frente.

O sono: onde tudo começa

Para além do stress, abordámos ainda outra temática que, num mundo cada vez mais acelerado, muitas vezes ignoramos: o sono.

Uma boa ou uma má noite de sono é o que muitas vezes define o dia de trabalho que se avizinha. Dormir bem é meio caminho andado para ser mais produtivo, ter mais energia e, consequentemente, para reduzir os níveis de stress. Patrícia Rodrigues, da Work-Life Balance, veio à PHC desconstruir mitos e alertar para os benefícios de uma boa noite de sono.

As necessidades de sono são diferentes para cada um de nós, no entanto, existem verdades universais que se adequam a todos nós. Por exemplo, ao contrário da crença popular, atos como tomar banho à noite ou ler antes de dormir não fazem perder o sono.

Sem sair do local de trabalho, foi possível aumentar a consciência sobre o impacto que uma boa rotina de sono e a utilização de técnicas de relaxamento podem ter no dia-a-dia.

Quatro dicas para combater o seu stress

Deixamos aqui algumas dicas úteis que aprendemos no workshop:

Sente-se de forma confortável. Com as mãos sobre o colo e num local com pouca luz. Talvez mais difícil de fazer no escritório, mas se estiver descalço o efeito é maior.

Foque um ponto no horizonte, concentre-se nele e tente abstrair-se do envolvente.

Controle a respiração: inspire e expire profundamente devagar. A respiração profunda é verdadeiramente tranquilizante e aumenta os níveis de oxigénio no organismo, diminuindo a ansiedade.

Massaje levemente os ombros e o pescoço de forma a descontrair os músculos. É uma dica útil que pode ser aplicada em qualquer lado.

Quatro dicas para dormir melhor

Deixamos aqui algumas dicas úteis para dormir melhor:

Beba água antes e depois de dormir. Ajuda a manter o corpo hidratado.

Transforme o seu quarto num santuário do sono. Durma num local sem qualquer luz ou ruído.

Nos trinta minutos antes de se deitar, evite ver televisão ou estar no telemóvel. A luz do ecrã não ajuda ao descanso. E se quer saber o que fazer nessa meia hora, aproveite para ler um livro.

Cumpra religiosamente o tempo de sono (normalmente 8h) e a hora de deitar e de levantar. E evite de tentar recuperar horas de sono ao fim de semana. O seu corpo irá agradecer e terá mais energia e melhor disposição.