Mercurius Health

BenefíciosMaior capacidade competitiva

Diminuição dos processos manuais

Estrutura flexível do software, que permite acompanhar o crescimento da empresa

Gestão mais eficiente dos recursos humanos

Contabilidade analítica mais rigorosa

Análise mais rápida e ágil de desvios de contabilidade

Agilização dos processos de arquivo

ClienteMercurius Health
ParceiroQuantinfor
DesafioIntegrar de forma eficaz a contabilidade com a informação comercial e administrativa

Integrar no ERP a gestão operacional e diária de uma das áreas de negócio

SoluçãoPHC CS Enterprise nos módulos Gestão, Contabilidade, Controlo Documental e Pessoal
BenefíciosMaior capacidade competitiva

Diminuição dos processos manuais

Estrutura flexível do software, que permite acompanhar o crescimento da empresa

Gestão mais eficiente dos recursos humanos

Contabilidade analítica mais rigorosa

Análise mais rápida e ágil de desvios de contabilidade

Agilização dos processos de arquivo

ClienteMercurius Health
ParceiroQuantinfor
DesafioIntegrar de forma eficaz a contabilidade com a informação comercial e administrativa

Integrar no ERP a gestão operacional e diária de uma das áreas de negócio

SoluçãoPHC CS Enterprise nos módulos Gestão, Contabilidade, Controlo Documental e Pessoal

BIO

A Mercurius Health é uma empresa de prestação de serviços médicos e paramédicos nos domínios da Radioterapia, Medicina Nuclear e Produção de Radiofármacos.

O seu foco são serviços de cooperação técnica, consultoria, operação e formação em Centros Oncológicos já existentes ou em desenvolvimento, que procuram soluções integradas em Radioterapia, Medicina Nuclear ou Produção de Radiofármacos.

A Mercurius Health fornece suporte especializado durante todas as fases do projeto, desde a ideia conceptual até à rotina diária.

Conta com uma experiencia sólida e diversificada, comprovada ao longo de duas décadas, sempre operando de acordo com as práticas e guidelines internacionais.

A experiência da empresa consubstancia-se em 130 pessoas. Desta equipa equipa especializada, dedicada e multidisciplinar, fazem parte Radioncologistas, Radiofísícos, Técnicos de Radioterapia, Técnicos de Medicina Nuclear e especialistas em Radiofarmácia, capazes de assegurar a operação completa de um Centro Clínico, ou de responder a uma necessidade especifica e/ou de formar as suas equipas.

Desafio: integrar de forma eficaz a contabilidade com a informação comercial e administrativa

Em 2005, a Mercurius Health decidiu integrar a contabilidade com a gestão comercial e administrativa. De forma a ver reforçados os instrumentos de gestão do negócio e agilizar a obtenção de informação de gestão, optou pelo PHC CS na gama Advanced.

O sucesso da experiência com o PHC CS e o contínuo crescimento da empresa levaram a que a Mercurius Health optasse, cinco anos depois, pela versão Enterprise (módulos Gestão, Contabilidade, Documental e Pessoal) com o objetivo de integrar no ERP a gestão operacional e diária de uma das áreas de negócio.

PHC CS Enterprise: modular e parametrizável, à medida das necessidades da empresa

Para a escolha desta solução e depois de fazer uma análise atenta dos softwares disponíveis no mercado, a Mercurius Health optou pelo software PHC, tendo em conta que este oferecia a melhor relação preço-qualidade. Além disso, a robustez e flexibilidade do software foram decisivos para a opção pelo PHC CS. Como refere Nuno Luís Fernandes, CFO da Mercurius, “O PHC CS Entreprise é de fácil utilização e de aprendizagem intuitiva, sem prejudicar a capacidade de modelização e parametrização para fins e necessidades específicos”.

A Quantinfor foi o parceiro escolhido e a empresa destaca a grande capacidade e know-how demonstrados por este parceiro, no sentido de resolver todos os desafios que lhe foram sendo apresentados ao longo de todo o processo.

Entre os diversos projetos desenvolvidos com o PHC CS e a Quantinfor, Nuno Luís Fernandes destaca o sucesso do projeto de implementação do SID – uma aplicação que foi desenvolvida no próprio módulo de Gestão do ERP para monitorizar e gerir todo o workflow de uma das unidades de negócio:

“Este projeto de desenvolvimento permitiu substituir procedimentos manuais ou que exigiam integração num conjunto de aplicações dispersas, que tomavam tempo e recursos à equipa sem qualquer vantagem para o cliente.”  Nuno Luís Fernandes, CFO

Contabilidade mais ágil, visão mais rigorosa de cada área de negócio, possibilitando o desenho de soluções para os clientes mais competitivas

A implementação do PHC CS Enterprise trouxe, desde o primeiro momento, benefícios expressivos à empresa, possibilitando:

  • O desenho de um sistema de contabilidade analítica, que gere e fornece resultados por negócio e possibilita uma análise de desvios, de forma rápida e ágil. Este tipo de informação permite à empresa construir propostas de valor ao cliente competitivas, sem colocar em risco a rendibilidade mínima necessária para não por em causa a continuidade da operação.
  • A reunião de um conjunto de informação financeira e de gestão, de forma completa, coerente e rápida, quando tal se mostrou necessário por ocasião da abertura do capital da empresa.
  • Uma gestão precisa e eficiente dos recursos humanos, aspeto que assume particular importância numa empresa de capital humano intensivo.

Benefícios do projeto

As melhorias que o PHC CS Enterprise ofereceu à gestão administrativa da empresa traduz-se na agilização de diversos processos. O tratamento do arquivo é disso exemplo: a Mercurius digitaliza todos os documentos que fazem parte do seu arquivo/diário contabilístico. O software veio permitir um acesso rápido através de uma simples tecla, ao diário da contabilidade em que esse documento se encontra arquivado. E os ganhos são claros: “Este procedimento reduz custos de estrutura e de espaço de escritório e permite um acesso rápido a toda a documentação contabilística e financeira, a partir de qualquer lugar (do Mundo) onde esteja o utilizador”, informa o CFO.

Como refere Nuno Luís Fernandes, “Porque um ERP nunca está finalizado”, a empresa está neste momento a trabalhar num novo projeto, que tem como objetivo integrar de forma automática nos módulos Gestão e Pessoal, os dados operacionais recebidos e centralizados numa plataforma própria, de forma a otimizar o processo de faturação aos clientes e o processamento de vencimentos.

“O facto de a aplicação ser de acesso remoto, permite que toda a equipa possa trabalhar a partir de qualquer lugar. Uma vez que parte da equipa administrativa é contratada em outsourcing, o alojamento remoto da aplicação permite que alguns dos elementos possam trabalhar no ERP a partir dos escritórios da própria empresa de consultoria, evitando a sua deslocação à Mercurius. Caso o acesso fosse por via de um servidor local, além dos custos de deslocação, a Mercurius teria de disponibilizar um espaço de trabalho para esses elementos.”

Nuno Luís Fernandes, CFO

O ERP COMPLETO PARA A SUA EMPRESA

O PHC CS oferece-lhe 13 soluções completamente modulares. Isto significa que cada cliente pode escolher e personalizar as funcionalidades que melhor respondem às suas necessidades, de forma a construir um software de gestão à sua medida acessível em qualquer lugar.