Cafés Nandi


A “Cafés Nandi, S.A.” é uma empresa portuguesa com sede na Amadora.
Fundada em 1960, dedica-se desde então à torrefacção e comercialização do café.

 


Solução escolhida

A “Cafés Nandi, S.A.” actualmente, emprega 30 colaboradores e possui instalações altamente modernizadas, com uma capacidade produtiva de 1.500 Kg de café por hora.

Para permitir a manutenção do crescimento com os níveis de competitividade necessários para proporcionar o melhor serviço aos seus clientes, a empresa optou por modernizar a sua gestão informática, com as necessárias componentes contabilísticas, de stocks, facturação e a vertente de gestão financeira. A escolha recaiu sobre o Enterprise CRM Comercial.

O produto Enterprise® consiste num ERP (Enterprise Resource Planning), totalmente nacional que funciona em ambiente Client/Server, sendo uma ferramenta de gestão que permite às empresas muito mais funcionalidades do que a mera automatização dos processos de gestão.

Esta solução assenta numa estrutura baseada no motor de base de dados Microsoft SQL Server 2000, que proporciona aos utilizadores uma fácil utilização, potência em análise de dados, escalabilidade e fiabilidade total.

Os utilizadores da solução Enterprise®, tem a sua disposição funcionalidades de qualidade, tais como:

» Definição das próprias regras – Pode-se condicionar o preenchimento de determinados campos.
» Valores por defeito – Valores que surgem automaticamente nos campos.
» Analises Multidimensionais.
» Páginas e campos de utilizador – Através desta funcionalidade pode adicionar nos ficheiros. principais novas páginas e novos campos para recolha de outras informações que julgue pertinentes.
» Análises Avançadas – Uma poderosa ferramenta que permite criar as análises estatísticas que sejam necessárias.
» Reacção a eventos – Esta fantástica funcionalidade permite definir acontecimentos como reacção a outros. É o caso, por exemplo, do facto de se poder ser informado via e-mail de uma eventual ruptura de stock de um determinando artigo.
» Alertas – Esta inovadora funcionalidade permite programar avisos (análises estatísticas, etc) que acontecerão a determinando momento.

 

A escolha do implementador

Pela dimensão da empresa, a implementação do Enterprise®, foi um processo de fácil instalação e adaptação de 20 postos ligados a um único servidor. O projecto teve a duração de 3 meses e envolveu diferentes fases desde consultoria pré-venda, instalação e conversão para o Microsoft SQL 2000, conversão de dados de software do cliente usando a ferramenta DTS do SQL Server 2000, formação geral e técnica, até à consultoria pós-arranque.

Os “Cafés Nandi” estão a apostar fortemente no processo de certificação de qualidade e como tal, optaram por seleccionar uma nova solução informática que fosse de encontro às novas necessidades da empresa.

António Antunes, responsável pelo Departamento de Informática, justificou a escolha da empresa ao optar pela solução Enterprise® , “esta solução respondia às necessidades e possuía uma grande versatilidade, capacidade de crescimento e adaptabilidade” e “o facto de trabalhar sobre a plataforma Microsoft SQL 2000 foi determinante”.

 

Benefícios do projecto

A “Cafés Nandi” optou por uma solução global de gestão, que abrange quase todas as áreas da empresa. Esta solução passa pelo controlo e gestão comercial e financeira, gestão e elaboração de contabilidade geral e analítica, gestão de pessoal e ordenados, controlo e gestão de imobilizado, gestão do relacionamento com os clientes e gestão de assistência pós-venda.

A escolha desta solução foi baseada tanto em critérios tecnológicos como em critérios de gestão. De facto, segundo António Antunes, as necessidades de total fiabilidade e integridade assegurados pela plataforma SQL Server, na qual a solução Enterprise se baseia, aliado ao conjunto extenso de funcionalidades de gestão que a solução abrange tornam-na naquela que apresenta de longe a melhor relação preço / qualidade.

A “Cafés Nandi” apostou assim nos produtos Microsoft e Enterprise® por saber à partida poder contar com uma boa relação qualidade/preço e uma fácil integração entre os programas. Um caso flagrante da integração amigável, é o CRM Comercial Enterprise® e o Office 2000 da Microsoft, para controle, formatação e envio de propostas comerciais e o seu posterior follow-up.

Esta parceria entre a Cafés Nandi e o Enterprise poderá ainda, num futuro próximo, ser alargada a outras áreas dentro da empresa, recorrendo aos diferentes módulos da oferta diversificada de ERP (Enterprise Resource Planning).