Conclasse

A empresa moçambicana implementou o Software PHC na sede e na sua rede de lojas, aumentando o desempenho em termos de gestão, distribuição e resposta aos clientes.

A Conclasse é uma empresa Moçambicana em fase de expansão, que conta neste momento com uma rede de 4 lojas distribuídas por vários pontos da cidade de Maputo.
Esta é uma marca conhecida pela sua qualidade, aliada a um bom preço: Fornece roupas e calçado da melhor qualidade, a um preço acessível para os Moçambicanos.

O crescimento contínuo da Conclasse obrigou à aquisição de um Software de Gestão, com vista a ter um melhor controlo dos seus produtos, assim como das várias operações da empresa. Neste sentido, o Dr. José Sumbane, Diretor Geral da Conclasse, fez algumas pesquisas no mercado, tendo igualmente consultado outros empresários, além dos seus Gestores e Gerentes de Loja, de forma a ouvir diversas experiências de gestão. As opiniões recolhidas levaram-no a optar por adquirir o Software PHC, devido à sua facilidade de integração de todos os processos da empresa.

Outras razões para a escolha da solução PHC deveram-se ao facto de ser moldável às necessidades da Conclasse, nomeadamente através de várias funcionalidades para a gestão de stocks e a distribuição, tanto nas lojas como nos armazéns. Estas ferramentas ajudam, entre outras vantagens, a evitar os lançamentos duplicados.

 

Solução escolhida

Os módulos implementados foram o PHC POS CS, PHC Grelhas CS e PHC Contabilidade CS, na gama PHC Corporate CS.

 

Benefícios do Projeto

A escolha da solução deveu-se essencialmente a 2 fatores: A facilidade de integração entre os diversos módulos; e a capacidade de escalamento do sistema, que permite incorporar novas soluções e desenvolvimentos à medida que a empresa se for desenvolvendo.

Segundo o Dr. José Sumbane e a Dra. Érica Tivane, Diretora da Conclasse, com a Implementação do Software PHC “passou a ser possível o controlo de todas as lojas, reduzindo de forma considerável as quebras de stocks. Anteriormente, os produtos ‘desapareciam’ e nem sequer conseguíamos saber onde foi que desapareceram”. Depois da implementação passou a ser possível rastrear toda mercadoria, sabendo a cada momento a sua localização e as transferências entre armazéns.

Os dois responsáveis afirmam ainda que com o Software PHC coseguiram “melhorar o atendimento ao cliente, podendo sempre responder com mais rapidez. Dantes era difícil dizer ao cliente se tínhamos um determinado artigo, em determinada cor ou tamanho”. Esta dificuldade implicava não só uma resposta demorada ou errada ao cliente, mas também uma dificuldade na inventariação de stocks e no controlo das quebras.

A facilidade na obtenção da informação foi reforçada com a introdução do módulo PHC Grelhas CS, que facilitou claramente o registo de stocks e a identificação dos detalhes das roupas.

O crescimento contínuo da Conclasse deverá levar a breve prazo a uma subida de gama, para a PHC Advanced CS, assim como à possibilidade de aquisição do módulo PHC Gestão CS, uma vez a empresa já conta com mais de 40 funcionários.

Setembro 2014