Viamarca

Manufactor auxilia a gestão de processos de negócio

No processo de consolidação do crescimento do Grupo Lena, surgiu em 1995 a Viamarca – Pintura de Vias Rodoviárias, S.A., empresa que se dedica à actividade de sinalização e segurança rodoviária.

 

Solução escolhida

Face a um mercado cada vez mais competitivo, a Viamarca sentiu a necessidade de abandonar a utilização de folhas de cálculo e optar por uma solução totalmente integrada, que permitisse uma gestão eficiente dos seus processos de negócio.

A escolha recaiu sobre o software de gestão PHC Advanced, pela sua capacidade de adaptação e resposta aos requisitos de negócio (já demonstrada em outras empresas do Grupo Lena). Com o objectivo de uma integração completa dos seus departamentos, foi escolhido o software Manufactor para a gestão de produção de sinalização vertical.

Escolha do implementador

A implementação do software Manufactor iniciou-se, em conjunto com a implementação do software PHC Advanced, num período total de 5 a 6 meses e com um custo de implementação total aproximado de 52.000 euros. Este valor inclui os serviços de implementação e a aquisição de módulos do software PHC Advanced (Gestão, Pessoal, Contabilidade, CRM, Imobilizado e Projecto) e do software Manufactor (Platform, MRP, Planning, Qualidade e Orçamentação).

Numa fase inicial, foram desenvolvidas rotinas de utilizador, através da Framework Manufactor, para auxílio à geração de estruturas técnicas de produtos segundo as medidas “indicadas” no código de artigo. Mais uma vez, o software Manufactor permitiu, através das suas ferramentas de parametrização (Framework), diminuir o tempo de implementação, reduzindo o tempo de carregamento de dados.

Abrangência do software Manufactor na Viamarca

Actualmente, o software Manufactor acompanha a gestão de fichas técnicas de artigos, ordens de fabrico e sua calendarização, registo de dados de produção e consumos de matérias-primas; garantindo o controlo dos processos internos e o apuramento detalhado dos custos de produção. Toda esta gestão é levada a cabo por apenas 2 utilizadores.

O ponto de partida para a produção de sinalização vertical da Viamarca é a criação de ordens de fabrico no software Manufactor, permitindo a sua “ligação” às encomendas de cliente do software PHC, para um total rastreio comercial. O processo de calendarização das ordens de fabrico permite a confirmação de stock e análise da disponibilidade dos recursos existentes na fábrica.

A Viamarca optou pela criação de um diário de trabalho por dia, disponibilizando relatórios para o sector produtivo organizar as suas actividades por posto e o consequente registo de tempos e quantidades produzidas. Após a obtenção no final do dia dos dados de produção, o diário de trabalho é a base para a criar os consumos de matérias-primas e actualizar o custeio das ordens de fabrico.

Desta forma, a gestão de stocks é “reflectida” para todos os departamentos, graças à integração com o software PHC, e garante aos gestores um controlo de custos apurado e atempado, fundamental para o processo de tomada de decisão.

Benefícios do projecto

Segundo a Engª. Ana Monteirinho, responsável pelo departamento de Gestão de Produção: “O software Manufactor permite-me uma organização diária das operações a serem fabricadas, bem como a gestão de consumos de matérias-primas e produtos intermédios. Um dos factores mais positivos é a fácil manutenção das fichas técnicas dos artigos finais, apresentando os custos de produção das gamas operatórias a todos os níveis.”

A partilha da informação entre os dois softwares permite que todos os departamentos trabalhem sobre a mesma “realidade”, favorecendo a tomada de decisão. A gestão das ordens de fabrico permite o rastreio das encomendas de cliente, facilitando o conhecimento (a qualquer momento) do estado de uma encomenda. “O facto de o interface (entre as duas as aplicações) ser muito semelhante, facilita a sua utilização diária e reduz a necessidade de formação aos utilizadores que utilizem um dos softwares.”

A empresa VIAMARCA pretende, a curto prazo, implementar uma solução de recolha de dados on-line e, integrar no sistema Manufactor, as exigências das mais recentes políticas de Qualidade implementadas na empresa. Para o 1º caso, uma das soluções possíveis será a utilização do módulo Manufactor TOUCH, ou a aquisição de terminais de recolha a um qualquer fornecedor externo que poderá exportar os seus dados para o software Manufactor.