Corria o ano de 2005 quando surgiu no mercado a empresa que viria a ser conhecida como uma das referências do mercado profissional de produtos para broadcast, estúdios, músicos e electrónica de consumo. A organização representa e distribui marcas como a Sennheiser, a Sennheiser Communications, a Neumann, a JBL, a Harman Kardon e a Infinity.

 

Solução escolhida

Em 2008, decidiu que necessitava de mudar de ERP, de forma a dinamizar a gestão da empresa, sobretudo a nível do controle da distribuição e no suporte.

Após uma “maratona de demonstrações de diversas software-houses nacionais”, como apontou Francisco Abadia, responsável da Magnelusa, a empresa optou pelo PHC Advanced, a aplicação que “melhor respondia às necessidades da empresa”. A primeira fase, iniciada em Janeiro de 2008, levou a que a empresa apenas tivesse demorado uma semana a adaptar-se ao novo sistema. Na segunda semana, disse Francisco Abadia, “já estávamos a facturar sem qualquer tipo de problema e a partir daí temos vindo sempre a evoluir”.

A segunda fase da implementação incluiu pequenas personalizações na aplicação para que se adaptasse ainda melhor às necessidades da empresa, nomeadamente no módulo PHC Suporte e nos Mapas e Análises Comerciais. A terceira e última fase, ainda em curso, abrange a implementação do PHC dCRM, que será um factor importante, na medida em que os comerciais, que andam sempre fora, passam a ter acesso rápido e prático à informação de que necessitam. A implementação do PHC dGestão “irá permitir-nos também aceder à informação gerada pelos comerciais, havendo o fluir da informação nos dois sentidos, com a consequente poupança de tempo e recursos”, continuou. A implementação foi bastante breve, fruto também da intuitividade da própria solução, tendo a empresa apenas necessitado de 16 horas de formação nas funcionalidades base da aplicação, tendo sido ministradas formações mais específicas para o Departamento de Contabilidade e para o Departamento Técnico.

 

A escolha do implementador

“A decisão a tomar tinha dois factores importantes – escolher o software mais indicado para as nossas necessidades e escolher a empresa com capacidade para o implementar em tempo útil”, revelou Francisco Abadia.

A empresa confiou então a implementação à Saturno.net, que apresentou os módulos PHC Gestão (8 utilizadores), PHC Contabilidade (3 utilizadores), PHC Pessoal (1 utilizador), PHC Imobilizado (1 utilizador), PHC Suporte (3 utilizadores), PHC CRM (4 utilizadores), PHC ControlDoc (6 utilizadores), PHC Ecovalor (8 utilizadores) e PHC Intrastat (1 utilizador). Este ano, a empresa efectuou ainda o upgrade para a v2009, adquirindo ainda os módulos PHC dCRM (4 utilizadores), PHC dGestão (4 utilizadores) e utilizadores extra noutros módulos que já utilizava. A solução apresentada “permitia-nos ter o controlo e gestão da empresa em tempo real e de forma integrada, uma situação que não existia com o antigo software que utilizávamos, o que foi definitivo na escolha do fornecedor e da solução”, revelou o responsável da Magnelusa.

 

Benefícios do projecto

A solução PHC “veio potenciar a centralização da informação de todos os departamentos da empresa, obtendo desta forma uma gestão mais eficaz e centralizada e dando-nos a possibilidade de actuarmos em tempo real”, apontou Francisco Abadia. A aposta na implementação das aplicações digitais “vai dar-nos uma grande mais-valia a nível de mobilidade, uma vez que os comerciais vão ter a possibilidade de estar em permanente contacto com a empresa, quer no acesso à informação, quer no envio da mesma para a sede”, continuou.

Com o upgrade para a V2009, em Janeiro de 2009, a empresa adquiriu ainda a Vantagem Garantida PHC (licença de três anos do Software PHC®), conseguindo assim ter a aplicação sempre actualizada e trabalhar na versão mais recente o que, dois factores que por si só, “são demonstrativos da nossa satisfação geral com a aplicação”, apontou Francisco Abadia. Contudo, concluiu, “há sempre espaço para evoluir mais de forma a tirarmos sempre o melhor partido da solução”.