Grupo VEI

Com o Software PHC a empresa aumentou a organização interna administrativa e dos procedimentos e a comunicação com o cliente.

O Grupo VEI é uma organização dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas e preparações especiais para veículos e máquinas. Presente no mercado desde 1998, esta organização é reconhecida pelas principais marcas presentes em Portugal, tendo como mais-valias a sua inovação tecnológica, o conhecimento dos técnicos, a qualidade, o rigor e a transparência.

O Grupo VEI é constituído por quatro empresas: VEI Portugal, especializada no fornecimento de equipamentos e acessórios automotivos para todo o tipo de aplicações; EcoVEI, especializada em Climatização e Refrigeração para veículos comerciais e industriais; PlasVEI, dedicada à Industria de fabrico de peças em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV) para utilização em diversos sectores industriais. Uma das atividades mais importantes do seu potencial de fabrico é a construção de carroçarias isotérmicas, sendo hoje uma empresa líder na preparação de viaturas ligeiras para transporte alimentar e farmacêutico; e a VTE, especializada na construção de carroçarias especiais e veículos para aplicação / utilização especial, com particular destaque nos setores da Saúde, Industria, Comércio e no Transporte ligeiro de Passageiros. O crescimento e a atividade do grupo fez com que fosse ponderada uma evolução a nível das ferramentas de gestão.

Solução escolhida
“O software que utilizávamos anteriormente tinha apenas um módulo de Gestão, que era muito rudimentar, pelo que sentimos necessidade de usar um produto mais abrangente, com mais módulos, mais flexível e mais parametrizável”, disse Vitor Lopes, Diretor Executivo do Grupo VEI.
A empresa tem clientes com várias delegações e necessita de faturar para diferentes moradas e fornecedores internacionais que usam moedas distintas e tinha necessidade de construir mapas e listagens personalizadas, o que fez com que iniciasse uma pesquisa de mercado para substituir a solução anterior. Depois de fazer o levantamento de todas as necessidades e de consultar duas empresas, o Grupo VEI optou pelas soluções da PHC, nomeadamente pelo PHC Advanced CS, com os módulos PHC Gestão CS, PHC Suporte e PHC Contabilidade.
O projeto ficou a cargo da Microtouch, empresa que efetuou a implementação num mês, tendo efetuado as ações de formação durante esse período. Atualmente, a solução está a ser utilizada permanentemente por seis colaboradores da empresa.

Benefícios do projecto
“Findo o projeto, as melhorias foram notórias. A solução da PHC aumentou de forma visível a organização interna administrativa, melhorou a comunicação com o cliente e permitiu organizar procedimentos e fazer análises personalizadas, reduzindo perdas de tempo com resultados analíticos”, revelou o Diretor Executivo do Grupo VEI.
A empresa passou a ter a possibilidade de associar documentos (declarações de conformidade) com a emissão da faturação e conseguir a integração do módulo de suporte com a gestão comercial. Por outro lado, ganhou uma maior facilidade de identificação de equipamentos por cliente e a sua rastreabilidade e passou a ter capacidade de fazer determinadas pesquisas, estando numa empresa mas pesquisando as quatro bases de dados em simultâneo.
O mesmo responsável adianta ainda que se “trata de uma ferramenta bastante estável, que oferece segurança a nível de integridade”. Além disso, continua, “tem a vantagem de ser um produto multi-empresa que tem a capacidade de crescer com o negócio”.
Satisfeita com o projeto atual, a empresa encontra-se já de olho na aquisição de novos módulos de forma a conseguirem um ainda maior dinamismo. Segundo Vítor Rodrigues Lopes, o Grupo VEI pretende adquirir dentro em breve os módulos PHC Qualidade e PHC ControlDoc que, do ponto de vista do executivo, “irão trazer enormes mais-valias à empresa”.

Julho 2013