GlobalData

GlobalData actualiza PHC e melhora gestão

A empresa procedeu ao upgrade para a v2008 do PHC e melhorou a integração do software de gestão com a solução de eBusiness, agilizando assim os seus processos.

 

 

Solução escolhida

O mercado de produtos informáticos está em constante evolução, o que dá pouca margem de manobra a empresas que não se mantêm na vanguarda da tecnologia. Ciente deste factor, a GlobalData, empresa dedicada ao retalho de produtos informáticos, não hesitou em fazer o upgrade da sua solução para PHC Advanced 2008, adquirindo o módulo PHC Gestão (12 licenças) e o PHC Suporte (6 licenças). A empresa sentiu ainda a necessidade de integrar automaticamente com a solução de eBusiness, da Webbase, tendo por isso feito adaptações na Framework PHC para que tudo ficasse perfeitamente entrosado.

Com excelente impressão do PHC Advanced 2007, software que utilizava anteriormente, a empresa continuou a optar pela utilização de soluções PHC tendo o projecto sido focalizado no upgrade para a versão 2008 e no desenvolvimento de algumas customizações e análises ao nível do módulo dedicado à área de Suporte. Na opinião de Cláudio Mendes, sócio-gerente da GlobalData, a PHC “é uma marca nacional com provas dadas no mercado e com módulos verticais importantes, no nosso caso o de Suporte, que nos ajudou imenso na gestão da assistência técnica e no controlo de RMAs”.

A escolha do implementador

O projecto, que ficou a cargo da JBz – Parceiros de Gestão, levou duas semanas a ser implementado (customizações, desenvolvimentos específicos e formação). Numa primeira fase, foi feito o upgrade para a v2008, com algumas customizações ao nível da Framework PHC e alguns desenvolvimentos específicos para controlo e automatização do suporte técnico a clientes, no qual se incluíram algumas análises avançadas.

Foi idealizado um interface que permitiu a integração do PHC com a solução de ebusiness de modo a serem exportados regularmente os artigos em stock do PHC para o site e, por outro lado, importadas as encomendas de clientes do site para o PHC.

“O desempenho do PHC foi uma vez mais memorável, tendo toda a implementação sido efectuada on-job, pelo que era fundamental evitarem-se paragens do sistema ou erros que criassem eventuais incoerências de informação”, revelou João Pedro Bonniz, Director Geral da JBz – Parceiros de Gestão. Todos os procedimentos delicados e susceptíveis de criarem alguma instabilidade “foram efectuados fora do horário laboral ou em períodos de menos movimento, já que estamos a falar de uma loja aberta ao público”, revelou o mesmo responsável.

“A nova solução melhorou o negócio da empresa no sentido em que aumentou a eficiência dos serviços com a automatização dos processos de negócio e com o aumento de produtividade dos colaboradores da empresa, estando 12 pessoas em contacto directo com a aplicação”, referiu Cláudio Mendes, sócio-gerente da GlobalData.

 

Benefícios do projecto

A GlobalData considera esta solução user friendly, bastante intuitiva e com um interface muito agradável, tendo apenas existido formação ao nível das novidades PHC devido às extensas funcionalidades incluídas nesta nova versão e para permitir à empresa tirar melhor partido da aplicação.

Concluindo, Pedro Nazário, sócio-gerente da Global Data, afirma que esta solução “é uma mais-valia para a empresa pelo facto de ser totalmente integrada, não só ao nível dos módulos PHC como também ao nível da solução de ebusiness”. “Permitiu a automatização de alguns processos de negócio que ainda eram efectuados de forma artesanal, com a consequente melhoria da eficiência dos serviços”, revelou. A área de Suporte Técnico era uma área que a GlobalData pretendia melhorar, pelo que foi fundamental começarem a definir todos os passos do Workflow a implementar de modo a existir um controlo efectivo e automático de RMAs.

Pedro Nazário afirma ainda que a empresa “pretende actualizar a solução com novos módulos num futuro próximo, nomeadamente ao nível da gestão documental com o PHC ControlDoc mais o PHC Workflow e ainda com o PHC DashBoard (análise gráfica da informação)”.