Barão & Costa

A Barão & Costa, Lda. tinha identificado problemas como a morosidade do sistema de integração dos documentos, a falta de mobilidade no controlo de inventários e receção de mercadorias em armazém. Com o objetivo de colmatar todas as lacunas existentes no domínio da flexibilização das tarefas de gestão, a empresa optou pelo PHC Advanced CS.

A Barão & Costa, Lda. foi fundada em 1 de Maio de 1976 como empresa especializada no comércio de ferragens, ferramentas e materiais de construção.
Com sucessivas mudanças de instalações, devido ao rápido crescimento da empresa, a Barão & Costa, Lda assumiu-se com uma referência no domínio da comercialização de materiais essenciais à atividade da construção e pequenas e grandes reparações.

Hoje, as instalações da empresa contam com uma área de aproximadamente 7.500 m2, onde os mais de 45 colaboradores contribuem diariamente para o desenvolvimento do negócio. A gama de oferta de produtos também foi alargada com a criação de novas secções dedicadas aos artigos de decoração, jardim e bricolage. A empresa tinha identificado vários problemas relacionados com a morosidade do sistema de integração dos documentos ou com a falta de mobilidade no controlo de inventários e receção de mercadorias em armazém.

O Parceiro TOTALSOFT, LDA. foi o escolhido para dar implementar e fazer a manutenção do sistema PHC. A vasta experiência na implementação e manutenção de sistemas de informação de gestão em empresas de venda a retalho foi uma das razões que levaram a empresa a escolher a TOTALSOFT, LDA como parceiro integrador.

 

Solução escolhida

Com o objetivo de colmatar todas as lacunas existentes no domínio da flexibilização das tarefas de gestão, a empresa optou pelo PHC Advanced CS, com acesso aos módulos PHC Contabilidade, PHC Gestão, PHC Pessoal e PHC POS.

Segundo António Barão, sócio-gerente da Barão & Costa, Lda., “verificámos que o software de gestão PHC nos oferecia possibilidades praticamente infinitas de customização e que isso significava que o conseguiríamos adaptar às necessidades da nossa atividade. Por outro lado, apercebemo-nos também que este sistema já se encontrava instalado com sucesso noutras empresas que se dedicavam à venda a retalho, com volumes de transação bastante significativos.”

 

Benefícios do Projeto

Tarefas como a integração de documentos da gestão comercial com a contabilidade – processo que demorava vários dias – passou, por exemplo, a durar cerca de 3 horas. Paralelamente, o controlo dos inventários (quantidades, preços, margens, etc.) tornou-se mais eficiente e fiável, à medida que o próprio sistema de receção das mercadorias em armazém se tornou um processo mais célere e menos suscetível à ocorrência de erros.

“Sentimos um maior controlo e celeridade nos processos. A redução dos custos com pessoal, a eficiência na gestão e a fiabilidade do negócio são fatores que acrescentaram bastante valor à nossa empresa.”

Maio 2015