6 formas de ser mais saudável no trabalho

Conheça algumas estratégias de como ser mais saudável, enérgico e feliz no trabalho e estenda os resultados a todas as áreas da sua vida.

Para quem passa a maior parte do dia no escritório, sentado a uma secretária, pode ser difícil encaixar na sua rotina, a preocupação com a saúde e bem-estar. Manhãs stressantes, muitas horas passadas dentro de edifícios com luz artificial, pouco tempo para um almoço tranquilo ou para conviver com os colegas, e horários de trabalho que muitas vezes se prolongam para lá das oito horas, deixam pouca energia para pensarmos em formas de nos mantermos saudáveis.

Contudo, existem pequenas mudanças que quando praticadas de forma consistente e ao longo do tempo, podem melhorar a nossa saúde de forma significativa.

Não se trata de pôr todas as estratégias em prática de imediato e ao mesmo tempo, mas sim, de introduzir nos nossos hábitos diários alterações simples que podem fazer toda a diferença na forma como nos sentimos quando acordamos, ao longo do dia de trabalho, mas também, quando chegamos a casa e queremos aproveitar o nosso tempo de lazer.

Hábitos que promovem a saúde física e emocional ajudam-no a ser mais produtivo no trabalho e melhoram a sua qualidade de vida, ajudando-o a sentir-se mais feliz, não apenas no imediato, mas a médio e longo prazo.

 

Conheça algumas estratégias para sentir-se mais saudável, enérgico e feliz no trabalho – os resultados vão quase de certeza, estender-se a todas as áreas da sua vida.

 

1.  MEXA-SE REGULARMENTE

A verdade é que passamos a maior parte do dia sentados: sentamo-nos para nos deslocarmos de carro, passamos o dia à secretária, almoçamos sentados à mesa e terminamos o dia… pois, já adivinhou: sentados no sofá. Levante-se a cada hora e meia de trabalho – dê uma volta pelos corredores, vá à casa de banho, encha a garrafa de água ou faça uma caminhada de 10 minutos à volta do edifício e aproveite para apanhar ar fresco. Já aqui falámos da importância de parar regularmente  e o ideal é aproveitar esses momentos de paragem para pôr o corpo a mexer.

 

2. BEBA ÁGUA

Arranje uma garrafa de água reutilizável e mantenha-a em cima da secretária para se ir lembrando de beber água ao longo do dia. Comprometa-se a beber pelo menos 1,5 litros de água durante o horário de trabalho. Estar bem hidratado ajuda-o a sentir-se focado, e menos tentado a petiscar snacks pouco saudáveis. Além disso, de cada vez que se levanta para encher a garrafa, está a mexer-se.

 

3. ADIRA À MARMITA

Reserve uma parte da refeição do jantar para o almoço do dia seguinte. Acrescente uma mão cheia de vegetais frescos e frutos secos e com pouco tempo e dinheiro, tem um almoço cheio de nutrientes que o vai manter afastado das longas filas dos restaurantes e das opções pouco saudáveis e mais dispendiosas.

 

4. PRATIQUE EXERCÍCIO

Um estudo de 2016 conduzido pela prestigiada revista Lancet concluiu que é necessário fazer pelo menos uma hora de exercício físico por dia para neutralizar os efeitos negativos de passar 8 horas sentado. Isto não significa que a única forma de combater o sedentarismo seja através do ginásio: ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, subir escadas, aproveitar a hora de almoço para uma caminhada mais vigorosa e utilizar o fim de semana para dançar, brincar às escondidas com os filhos ou jogar futebol com os amigos, contam como exercício. Por mais ocupada que seja a sua vida, tente encaixar períodos curtos ao longo do dia para mexer-se com mais intensidade. Todos os minutos contam!

 

 5. SNACKS SAUDÁVEIS

Fuja das tentações do escritório – gavetas cheias de bolachas, máquinas onde reinam os chocolates e refrigerantes – e traga os seus próprios snacks saudáveis de casa. Frutos secos, palitos de cenoura, iogurtes, fruta fresca, chá, gelatina ou pão escuro são snacks saudáveis que o vão manter saciado ao longo do dia sem o carregar de calorias vazias que em vez de o alimentarem, lhe sugam a energia e o deixam num estado de moleza nada produtivo nem saudável.

 

6. MEDITAÇÃO NO TRABALHO

São cada vez mais as empresas que apostam em programas de meditação para os seus colaboradores. Uma aposta em que todos ganham, já que a prática regular de metição está associada a um maior nível de bem-estar, a uma diminuição do stress e ao aumento da produtividade. Mesmo que a sua empresa não tenha um programa formal de meditação, reserve 5 minutos ao início do dia ou procure uma sala vazia a meio do dia de trabalho para parar um pouco e concentrar-se na sua respiração. Procure no Youtube listas de meditação guiada que o vão ajudar a manter-se focado. Convide colegas a juntar-se a si – quem sabe se não inicia no seu local de trabalho um movimento capaz de inspirar toda a empresa.