Como fazer do verão a época perfeita para motivar a sua equipa

Como fazer do verão a época perfeita para motivar a sua equipa.   

Verão e escritório são duas palavras que, à partida, não combinam.

Escritório parece ocupar o lado norte e frio do cérebro, ou seja, a simples palavra parece trazer à memória sensações de claustrofobia, cinzentismo e monotonia. A palavra verão, por seu lado, leva-nos para o sul onde habitam as cores vivas, o ar é livre, a roupa é fresca e leve e os sorrisos são alegres e acolhedores.

São estes significados quase antagónicos gravados no inconsciente de muitas pessoas, que fazem com que estas duas palavras conjugadas na mesma frase acabem por gerar desinteresse e ausência de entusiamo.

Mas este afastamento, está a mudar. A felicidade no local de trabalho está a ganhar relevância e as empresas procuram reverter este fenómeno, desmistificando-o.

Na PHC procuramos aproximar estes dois mundos (porque na verdade acreditamos que são apenas um), devendo estes coabitar em harmonia e equilíbrio. Com este objetivo desenvolvemos, especialmente para a época de verão, diversas ações que procuram transformar este paradigma e permitir que todos usufruam ao máximo desta estação tão revigorante, positiva e alegre.

 

Jogue com o (bom) tempo a seu favor.

As ótimas condições atmosféricas que se fazem sentir e os dias mais “compridos” são os ex-líbris do verão. Promover uma relação equilibrada entre o trabalho e o meio ambiente é não só uma decisão sensata por parte das empresas, como (e está inclusive provado este facto) aumenta também a produtividade dos colaboradores.

“66% dos colaboradores que beneficiam de horas livres no verão sentem-se mais produtivos”

Opinion Research Corporation

E não se reflete apenas na produtividade. Quando as empresas adicionam mais liberdade e flexibilidade ao horário dos seus colaboradores, verifica-se também um aumento nas taxas de retenção.

As já famosas “Summer Fridays” são um excelente exemplo de que esta linha de gestão está não só a ganhar adeptos, como a interferir positivamente nos resultados das empresas.

Nós, na PHC, também acreditamos e promovemos este equilíbrio. Desenvolvemos internamente – o horário de verão – com tarde livres à sexta-feira, nos meses de junho, julho e agosto, para que os nossos colaboradores possam ter tempo para estarem com os seus familiares e amigos, ou simplesmente aproveitarem o bom tempo que se faz sentir nesta época.

 

Crie relações saudáveis, dentro e fora da empresa.

No verão as pessoas encontram-se tipicamente mais disponíveis, tornando esta época numa ótima oportunidade para fortalecer a cultura interna através de momentos lúdicos que promovam o envolvimento.

A dinamização destes momentos, dentro e fora da empresa, são importantes não só para os colaboradores, como também para a empresa. Uma publicação da Society for Human Resource Management sobre satisfação e retenção, destaca a propósito deste tema que: dois em cada cinco colaboradores considera que manter uma relação saudável com os colegas é importante para a sua motivação.

A criatividade também é apontada como um dos principais benefícios que estas atividades lúdicas trazem às empresas. Observa-se um efeito de contágio de estímulos criativos, que potencia o pensamento “fora da caixa” e permite criar novas ideias e abordagens.

Na PHC desenvolvemos e investimos bastante nestas atividades lúdicas. O nosso programa Fun at Speed tem mais de 30 atividades, dentro e fora do escritório, que promovem a coesão, a união e o trabalho em equipa.

As “Happy-Hours” que acontecem na primeira quinta-feira de cada mês, o workshop “Keep Calm and Make a Gin” que ensina os segredos na preparação desta bebida, a participação na “Corrida B2Run” ou a já clássica festa “Sunset Party” que fecha o verão aqui na PHC, são algumas das atividades que temos programadas para aproveitar em conjunto esta época.

 

Quebre com a monotonia do escritório.

A “vida” num escritório pode ser rotineira, sem dúvida. Embora possa ser constituída por tarefas de diferentes âmbitos, a rotina provocada pelo dia-a-dia no escritório é algo com que se tem de aprender a lidar.

Este reconhecimento de que num escritório a monotonia existe de facto, sendo até certo ponto benéfica, permite-nos desconstruir este efeito com a criação de momentos fora do padrão habitual. E o verão é ótimo para gerar diversão e envolvimento.

Na PHC aproveitamos esta época para distribuir bolas de berlim e trazer a “boa onda” de um dia de praia para o escritório, incentivando cada PHC a participar com adereços e vestimenta a rigor. Durante esta atividade, a que chamamos – Dia da Praia – fazemos inclusive um concurso interno para eleger os banhistas mais criativos e outras dinâmicas relacionadas com o tema. A boa disposição é contagiante, posso afirmar.

 

Concluindo, os períodos de férias, o menor fluxo de trabalho e as excelentes condições climáticas que se fazem sentir, são alguns dos fatores que se conjugam e abrandam o ritmo das empresas nos meses de verão.

E é exatamente porque, aqui na PHC, temos consciência de que não estamos imunes a estas “forças”, que procuramos manter o nosso foco, motivação e produtividade adotando estratégias que em vez de contrariarem as especificidades do verão, se adaptam e aproveitam o melhor que este nos traz – a boa disposição.