Sociedade do Notícias

Depois de implementar o Software PHC, a empresa expandiu-o para as suas delegações nas cidades da Beira, Nacala e Tete.

A Sociedade do Noticias é uma empresa moçambicana de referência, proprietária dos jornais Notícias, Domingo e Desafio.

Aquando da transformação da Sociedade do Notícias de uma empresa pública para uma Sociedade anónima, os seus gestores decidiram implementar políticas com vista a aumentar a “performance” da empresa.
Uma das medidas implementadas foi o uso de sistemas integrados de gestão, tendo sido para o efeito escolhida a solução da PHC para gerir as áreas Financeira, Patrimonial, Comercial e de Recursos Humanos.

Antes de implementar a solução PHC, a Sociedade do Notícias geria-se com sistemas de gestão não integrados, com as consequentes desvantagens competitivas ao nível da gestão da empresa. Ao longo dos últimos anos, a implementação do sistema PHC foi caracterizada por contínuas alterações aos parâmetros e processos inicialmente definidos com vista a moldar o sistema aos desafios colocados pelo crescimento da empresa e pelo desenvolvimento tecnológico.

 

Solução escolhida

A Sociedade do Noticias implementou os módulos PHC Gestão CS, PHC Contabilidade CS, PHC Pessoal CS,PHC Imobilizado CS e mais recentemente adicionou o módulo PHC Frota CS, todos na Gama PHC Advanced CS.

Neste âmbito de ajustamento contínuo, foi recentemente implementado o “Workflow” de Circuito de Despesas, permitindo, de uma forma rápida, a aprovação de requisições no sistema pelos diversos níveis hierárquicos. Este “Workflow” garante à organização que a emissão de qualquer pagamento a fornecedores foi validado previamente por todos os intervenientes necessários ao processo.

 

Benefícios do Projeto

Recentemente, a Sociedade do Notícias expandiu o sistema PHC para as suas delegações nas cidades da Beira, Nacala e Tete. O Dr. Baltazar Mungoi, diretor financeiro, afirma que “com a implementação do PHC nas nossas delegações, maximizamos o tempo, evitando lançamentos duplicados e aumentamos o controlo de stocks. Anteriormente as delegações emitiam faturas e recibos manualmente. Estes documentos eram posteriormente lançados manualmente no sistema da sede para a consolidação de dados e emissão dos relatórios.”.

O Diretor comercial da Sociedade do Noticias, Dr. Benedito Novela, concorda com esta análise, pois para ele as grandes vantagens que o PHC trouxe foram “uma maior integração entre as áreas operacional, comercial e financeira. Com a implementação do circuito de despesas, que prevê uma gestão orçamental preventiva através da validação das cabimentações orçamentais e uma hierarquia de aprovações automáticas no sistema, conseguimos garantir transparência e rapidez nos processos internos.”.

É objetivo da empresa continuar com a expansão para as restantes sete delegações distribuídas pelas diferentes províncias do Pais.

Dezembro 2014

Related Posts