M.J. Vendeiro

Postos de abastecimento controlados por PHC

A M.J.Vendeiro é uma empresa dedicada ao fornecimento e garantia de combustíveis para Estrada, para uso particular em Casa ou nas Empresas. É responsável pela distribuição e comercialização de combustíveis rodoviários (BP e Repsol) e de aquecimento (Repsol Energy E+).

Criada há mais de 15 anos e actualmente detentora de oito postos de abastecimento, a M.J. Vendeiro possui diversas particularidades derivadas da sua área de negócio, não tendo até agora encontrado soluções adequadas e capazes de satisfazer as necessidades de análise de controlo do negócio.

Solução escolhida

“O projecto de Software PHC ia ao encontro das reais necessidades da empresa ao mesmo tempo que demonstrava uma grande capacidade de se moldar e adaptar às nossas especificidades”, revelou Joaquim Vendeiro, gerente da M.J.Vendeiro. Após a análise atenta das aplicações, a M.J.Vendeiro adquiriu o PHC Enterprise, com os módulos PHC Gestão, PHC POS, PHC Dashboard, PHC Terminais Portáteis e PHC Letras. “A escolha pela PHC foi relativamente fácil”, revelou Joaquim Vendeiro. “Trata-se de um ERP robusto e com muitas funcionalidades base, adaptável ao nosso modelo de negócio”, acrescentou.

Outro ponto importante para a decisão da empresa por esta solução foi o facto “permitir a integração com qualquer software de POS das Estações de Serviço, ao contrário da solução anterior que possuíamos e que tinha sido desenvolvida por um programador independente”, disse o gestor da empresa.

 

A escolha do implementador

A resposta às necessidades desta empresa chegou quando encontrou a Liderteam, que tinha sido responsável pelo projecto de POS das Estações de Serviço Tokheim, e que apresentou à M.J.Vendeiro as soluções PHC.

Benefícios da solução

“A solução PHC fez com que a empresa passasse a fazer uma gestão centralizada das suas Estações de Serviço, importando os dados dos softwares de POS da Tokheim e da Gasodata”, referiu o responsável. Com a implementação do PHC Gestão, a empresa registou melhorias a nível da gestão de stocks das Estações de Serviço e do controlo financeiro. “Foi desenvolvida uma funcionalidade no PHC para a gestão e controlo dos turnos dos operadores que, após validação, movimentam na tesouraria simplificando e automatizando todo este processo”, refere com agrado Joaquim Vendeiro.

A empresa automatizou e melhorou também o processo das entregas de combustível ao domicílio. Para tal, instalou em cada viatura um Netbook com o Software PHC POS. Assim, os recursos da empresa podem efectuar o documento de venda e gerir o stock de cada viatura, integrar os documentos com a sede e receber da sede as Encomendas de Cliente para efectuarem as entregas. “A integração que o Software PHC permite a nível da realização de inventários e recepção de mercadoria também simplificou estes dois processos”, revelou o gestor. “Foram também desenvolvidas análises e Dashboards importantes para a gestão da empresa, simplificando assim o processo de decisão sem recorrer a aplicações externas”, continuou Joaquim Vendeiro.

Ao todo são mais de 20 utilizadores espalhados por oito Estações de Serviço e nas entregas de combustível que estão a utilizar diariamente a aplicação, descrita por Joaquim Vendeiro como sendo “bastante intuitiva e de rápida utilização e aprendizagem”. Os olhos da empresa estão agora colocados na aquisição dos módulos PHC Frota e PHC ControlDoc, que vão agilizar ainda mais a sua gestão.