Clínica EMA

Após a opção de informatizar a clínica e implementar PHC, os resultados sobressaíram rapidamente tendo a administração um controlo total e absoluto dos agendamentos de consultas, gestão de stocks, fornecedores e da área comercial e financeira.

 Com um crescimento constante no mercado da saúde e com o objectivo de consolidar desde início a sua posição, a EMA – Espaço Médico de Almada, Lda. (EMA) apostou na informatização da clínica de forma a gerir melhor a sua carteira de pacientes, médicos, facturação e stocks.

 

Solução escolhida

A gestão dos pacientes, incluindo os dados clínicos, agendas de consultas e de médicos e o controlo da facturação foram identificadas como vitais pela clínica EMA para a sua entrada num mercado em constante evolução e com um notório aumento de competitividade. Pelo que desde logo sentiu a necessidade de estar na vanguarda de uma boa eficiência e controlo de gestão para alcançar o sucesso. Pesquisando o mercado, rapidamente encontrou a solução que respondia às suas aspirações. Apostou nas novas tecnologias e na PHC. A aplicação que melhor contemplava a solução para as suas ambições foi o PHC Corporate, através dos módulos PHC Clínica e PHC Gestão de Clientes, o que ofereceu ao EMA um controlo total das actividades na clínica.

 

A escolha do implementador

O integrador da aplicação foi a Saturno.net – Sistemas de Informação, Lda.(www.saturnonet.com), uma escolha que se deveu principalmente por uma boa experiência profissional antecedente aquando da instalação e configuração da rede e de todo o parque informático do EMA. “Ficámos totalmente tranquilos quando nos foi apresentado o software porque notámos de imediato tratar-se de uma aplicação bastante prática e, acima de tudo, financeiramente adequada”, referiu João Teixeira, Assessor Financeiro da EMA. “Tínhamos analisado outras aplicações para o ramo de clínicas médicas e sempre nos deparámos com aplicações muitíssimo complexas, em que não iríamos utilizar nem metade das suas funcionalidades e com preços extravagantes”, adiantou.

A formação dos utilizadores para o Módulo Clínica e Gestão ocupou apenas uma tarde e à luz desta experiência a EMA considera a aplicação bastante user-friendly, contrariando a tendência de outras aplicações disponíveis no mercado. Por ser tão prático e intuitivo não existiram praticamente barreiras de adaptação ao software, nem pelos funcionários que habitualmente faziam a gestão das agendas em formato de papel.

 

Benefícios do projecto

Importante referir que quando o EMA adquiriu PHC pela primeira vez, estava em comercialização a Versão 2006. Dois anos depois fizeram o upgrade para a Versão 2008 e nessa altura foi-lhes apresentada a solução Licença Garantida, uma solução PHC que lhes permitia manter a aplicação sempre actualizada com as novas versões num período de três anos a preços mais atractivos. Neste momento trabalham com a Versão 2009 e a satisfação da evolução do software é enorme. “A cada nova versão, são lançadas novas funcionalidades bastante interessantes e que facilitam ainda mais o trabalho da clínica”, referiu o responsável. “A solução PHC permitiu-nos ter o controlo da clínica desde o primeiro dia” conclui João Teixeira.