Mundo dos Fatos

Com o Software PHC, a Mundo dos Fatos passou a ter os resultados em tempo real, o controlo absoluto dos stocks, e a responder de forma antecipada às necessidades e gostos dos clientes.

O Mundo dos Fatos é uma empresa dedicada ao comércio de vestuário para homem que está inserida num grupo empresarial industrial que produz e exporta fatos e roupa de homem de qualidade na gama média-alta há cerca de 40 anos. A empresa nasceu do know-how adquirido pelas empresas produtoras do grupo onde está inserida.

Comercializa produtos com etiquetas de marcas próprias, com tecidos de reconhecida qualidade e textura agradáveis, produzidos segundo os padrões da moda mais modernos e atuais, combinando estilos básicos e contemporâneos, com modelos inovadores, resultando num estilo moderno e confortável. A Mundo dos Fatos tinha lacunas no que respeita às áreas de vendas, armazenagem e distribuição/abastecimento das lojas, razão pela qual pretendia implementar um software de gestão flexível e competente que agilizasse todas estas áreas.

Solução escolhida

De acordo com José Santos, diretor comercial da Mundo dos Fatos, a empresa “tinha necessidade de simplificar e automatizar o processo de venda, de gestão de armazenagem e distribuição/abastecimento das lojas”. Além desta lacuna, continuou, era também necessário “ganhar controlo absoluto e em tempo real das vendas, faturação, rentabilidade, existências, movimentação de artigos entre lojas, entre outras, e de gerir a rotação de stocks entre as 38 lojas de forma a evitar acumulação de peças démodé, e gerir o escoamento de artigos de coleção”.

Depois de fazer uma caracterização da empresa, que passou posteriormente para um levantamento das suas necessidades, a empresa pesquisou o mercado, tendo reuniões com três empresas, até chegar às soluções da PHC. A empresa enveredou pela implementação do PHC Advanced CS, com os módulos PHC Gestão, PHC POS, PHC Grelhas de Cores e Tamanhos, que vão ser utilizadas pelos 110 funcionários da Mundo dos Fatos . O projeto foi confiado à BaseTx Consulting, empresa que ficou responsável pelo desenho, implementação e formação de toda a solução.

“A solução da PHC foi a que se mostrou mais completa e fiável, além de ser bastante flexível e simples de se adaptar ao nosso modelo de negócio”, revelou José Santos, acrescentando: “Foi ainda a solução que mais garantias deu ao nível de análises para controlar o negócio e permitir tomar decisões com base em critérios fiáveis.”

Além deste ponto, existiu uma condicionante que tornou a solução da PHC ainda mais adequada: “Era também a solução com mais possibilidades de nos acompanhar no crescimento e evolução da empresa, que passou de cinco lojas em 2006 para 38 lojas em Portugal e Espanha”.

 

Benefícios do projecto

O projeto teve uma duração de dois meses, tendo uma semana sido utilizada para a formação dos gestores e dos lojistas.

“Hoje temos o nosso negócio todo em tempo real”, disse José Santos, quando questionado sobre as mais-valias que a solução trouxe para a empresa. “Podemos obter respostas e tomar decisões a qualquer momento graças ao Software PHC”, continuou o diretor comercial. Com a solução da PHC, a empresa consegue agora controlar o negócio do ponto de vista comercial, financeiro e logístico de forma automatizada, o que permite dedicar tempo ao que realmente importa”, acrescentou José Santos.

A Mundo dos Fatos passou também a ficar mais focada no cliente, pois passou a ter um sistema de fidelização de clientes todo ele suportado em PHC, que lhe permite ter o negócio na ponta dos dedos.

“Com o Software PHC, eliminámos algumas duplicações de tarefas e automatizámos alguns procedimentos, o que deixa muito mais tempo disponível para que nos possamos dedicar ao core do nosso negócio. Cada área da empresa tem já os seus processos definidos e automatizados na aplicação, o que faz com que se eliminasse a possibilidade de erro, potenciado a antecipação e a pro-atividade de cada pessoa em cada área da empresa, resultando numa maior rapidez e aumento da produtividade”, disse o diretor comercial. “Com uma só aplicação conseguimos gerir as marcas Mundo dos Fatos, Suits Inc. e Mirage, cada uma direccionada para o seu nicho de negócio”, resumiu o responsável.

A empresa já tem planos para avançar para o PHC Dashboard CS e eventualmente fazer a integração da Contabilidade e gestão de Recursos Humanos com a atual solução.

Março 2013