Companhia Industrial da Matola

O Software PHC garantiu a compatibilidade com as exigências da legislação moçambicana e tornou mais fácil a operação diária com o sistema.

A Companhia Industrial da Matola (CIM) é uma histórica empresa do ramo alimentar em Moçambique, empregando actualmente mais de 800 trabalhadores. Quando em 2006 a CIM optou pelas soluções PHC para reestruturar o sistema informático, os principais objectivos eram o controlo de pagamento de salários e controlo de funcionários.

Após a análise de diversas opções no mercado moçambicano, a escolha recaiu sobre a plataforma PHC Advanced CS, inicialmente com o módulo PHC Pessoal.

Solução escolhida

Com o crescimento da empresa e a solidificação de processos, as necessidades foram sendo alargadas. Assim, após implementação da gama PHC Advanced CS, com o módulo PHC Pessoal CS, a CIM optou pela introdução do módulo PHC Recursos Humanos CS e pela interligação do sistema de Controlo de Assiduidade Biométrico com o Processamento salarial, num projecto que apenas necessitou de um mês para ser concluído.

A escolha recaiu no sistema PHC por três razões: “Pela sua adaptação à legislação nacional, porque permitiu acrescentar novos módulos, nomeadamente o de Avaliação de Desempenho e porque o sistema mostrou ser perfeitamente flexível e conseguiu aceitar facilmente a customização de relatórios de acordo com as nossas necessidades”. Actualmente, todo o Departamento de Recursos Humanos é controlado informaticamente, com apenas três utilizadores com contacto directo com as soluções da PHC.

Benefícios do projecto

Desta forma, os ganhos obtidos com a implementação do sistema PHC foram maximizados, sendo agora possível aceder a toda a informação do Departamento numa plataforma integrada. Américo Chirruque, director de RH da CIM, refere que com a implementação do sistema PHC “a organização melhorou bastante na área de recursos humanos”. De acordo com o mesmo, uma das principais vantagens “foi a compatibilidade com as exigências da legislação moçambicana, nomeadamente os diversos Mapas Obrigatórios de Segurança Social e IRPS”. Outras das grandes vantagens referidas pela CIM tem que ver com a “actualização automática das Tabelas de IRPS de acordo com a legislação nacional”.

Para Filipe Sala, também do Departamento de Recursos Humanos da CIM, igualmente importante é a “forma intuitiva como os ecrãs são organizados, o que facilita a operação diária com o sistema”. De futuro está prevista a adopção de mais licenças do módulo PHC Recursos Humanos CS, já que é a área onde a empresa tem mais actividade.

Dezembro 2012