Novibelo

PHC garante acesso a uma maior qualidade de informação à Novibelo

A Novibelo – Indústria de Mobiliário, Lda. é uma empresa que actua nas áreas do mobiliário habitacional e dos serviços com acabamentos diversificados, satisfazendo os requisitos dos seus clientes com uma equipa de espírito jovem e ambicioso.

Nos dias de hoje o mercado está cada vez mais exigente em relação à qualidade técnica e design do mobiliário. Por conseguinte, os factores de competitividade passam pela criatividade e a inovação, bem como o conhecimento e a experiência dos recursos humanos.

Foi com este objectivo em vista que a empresa decidiu optimizar a sua gestão interna. “A Novibelo não tinha uma solução de integração entre os vários documentos de uma determinada obra encomendada, não existindo portanto um controlo da globalidade dos processos de encomenda”, confessa Manuel Ferreira, Administrador da Novibelo. Tinha chegado a altura de adquirir uma solução sólida e eficaz, com capacidade de lidar com este problema.

Solução escolhida

A Novibelo não teve dúvidas na altura de escolher um novo software: “A solução PHC é parametrizável e vemos nela uma aliada que responde ao constante crescimento da nossa empresa. Nos dias de hoje estamos sujeitos a constantes reestruturações por via das modificações dos mercados e necessitamos de rapidamente organizar os nossos processos internos e com esta solução somos capazes de enfrentar essas alterações”, afirmou Manuel Ferreira.

Na verdade, a empresa já era Cliente PHC desde 2007, com a solução PHC Corporate CS para dois utilizadores.

Agora, com o objectivo de agilizar o controlo e a comunicação interna foram adquiridos os módulos PHC Gestão, PHC ControlDoc e o PHC Projecto. O número de licenças aumentou para cinco utilizadores. A empresa responsável pela implementação foi a VirtualP – Soluções Profissionais. “Além da proposta apresentada pela VirtualP ir ao encontro das necessidades de integração e organização do sistema de trabalho da Novibelo, a escolha deste integrador também dependeu do profissionalismo de todo o trabalho realizado como parceiro/consultor informático da empresa até aquele momento”, referiu o Administrador da Novibelo.

O estudo das necessidades da empresa teve início em Fevereiro e prolongou-se até Março de 2011. Em Abril foi iniciada a implementação, que acabou por durar todo esse mês. No início de Maio foram então fornecidas as formações aos vários colaboradores da empresa e feito o acompanhamento dos primeiros passos de adaptação e utilização dos novos módulos do software PHC. Neste momento, Manuel Ferreira refere que estão “cinco pessoas em contacto directo com a aplicação”.

Em termos de recursos, da parte da Novibelo estiveram envolvidos diversos departamentos: Administrativo, Compras, Produção, Design e Comercial, para que a informação fosse adquirida pelos utilizadores diários do software. “Queríamos que os funcionários estivessem envolvidos e motivados neste novo processo global de interligação entre os vários passos de elaboração de trabalho”, sublinha Manuel Ferreira. Já a VirtualP disponibilizou um técnico de hardware e redes e um implementador/consultor do software.

Benefícios do projecto

Manuel Ferreira não tem dúvidas sobre o sucesso da aplicação dos novos módulos PHC: “É muito prático trabalhar com o Software PHC: a partir de apenas um ecrã fica disponível um conjunto de ligações a outros ecrãs, com informações diversas, o que permite uma maior agilidade na utilização do software e rentabilidade de tempo”.

Com a nova solução, a Novibelo consegue ter as respostas à distância de um clique: o status das encomendas, datas de entrega pretendidas e previstas, conteúdo de pedidos de encomendas, valores dos orçamentos, dados de tesouraria equipamentos acessórios e outros.

“Antes, toda a informação tinha de ser trabalhada antes de chegar ao consumidor e isso acarretava perdas de tempo para conseguir organizar esses dados. Agora conseguimos dar respostas imediatas”. Esta implementação veio agilizar positivamente a organização dos processos de trabalho administrativos e fabris da empresa.

Num futuro próximo, e ao ver as potencialidades do software, “a aquisição de novos módulos, o upgrade para uma outra gama ou o PHC Manufactor CS serão imprescindíveis, tendo em conta o constante crescimento da empresa”, conclui Manuel Ferreira.

Dezembro 2011

Artigos Relacionados