Martifer

Gigante da construção gere Recursos Humanos com a ajuda da PHC

A Martifer é um grupo industrial multinacional com mais de 3.000 colaboradores e actividade centrada nos sectores da construção metálica e energia solar.Sendo um player de referência, pela sua capacidade de inovação no sector da construção metálica, ambiciona atingir uma posição de liderança em mercados seleccionados, nomeadamente Europa, Brasil e Angola.

Nesta área de negócio produz também equipamentos para o sector da energia, tais como componentes para energia eólica, petróleo e gás.

No sector solar, está focada em instalações EPC e distribuição de módulos e componentes fotovoltaicos, com presença em 13 países.

A Martifer SGPS, SA é a holding do Grupo e está cotada na Euronext Lisbon desde Junho de 2007. Em 2010, os proveitos operacionais das suas actividades nucleares ascenderam a 602,1 milhões de euros.

 

Solução escolhida

É natural que uma empresa com múltiplos recursos como a Martifer apresentasse a necessidade evidente de adoptar uma plataforma de gestão que respondesse ao fluxo de informação gerado por gestores e funcionários da empresa. A escolha recaiu no Software PHC Advanced CS, com os módulos PHC Recursos Humanos e PHC Formação. Foi na área de Recursos Humanos que o Software PHC se destacou para a Martifer, pois as principais necessidades da empresa centravam-se na gestão de processos de recrutamento e selecção, avaliação de desempenho e gestão de formação.

“Com esta solução, a empresa ficou preparada para actuar com solidez nas várias vertentes e aumentar a sua performance de gestão interna, fruto de uma rapidez na instalação, custos e flexibilidade”, sublinha Bruno Silva, colaborador dos Sistemas de Informação da Martifer, responsável pela implementação do projecto.A escolha do implementador recaiu sobre a Bluesphere, decisão tomada tendo em conta as “boas referências”, revela, que garante estar satisfeito com o serviço prestado por este implementador. Actualmente as soluções da PHC são utilizadas por cerca de 10 pessoas.

 

Benefícios do projecto

Durante a implementação do Software PHC, que durou algumas semanas, Bruno Silva detalha os passos da fase de transição: “Levantamento de requisitos, planeamento das actividades, adaptação do software, entrega e instalação do software, reformulações necessárias e formação”. Para ajudar na implementação dos módulos da software-house portuguesa, estiveram destacadas seis pessoas: o próprio Bruno Silva, três responsáveis do departamento de recursos humanos da Martifer e dois técnicos da Bluesphere.

As áreas principais de utilização do Software PHC são as áreas de Recrutamento e Selecção, Avaliação de Desempenho e Gestão da Formação. Desde a sua implementação, as aplicações PHC apoiam a Martifer com uma base de dados de mais de 20.000 CVs, fazendo a avaliação de desempenho de mais de 2.000 funcionários e gerindo anualmente mais de 90.000 horas de formação.

Para Bruno Silva, os benefícios desta solução são evidentes: “O Software PHC tornou todos os processos mais simples. Conseguimos a eliminação substancial do uso de papel para vários processos de Recursos Humanos, de Formação e de Avaliação e procedemos agora ao registo digital de toda a informação, centralizando-a no Software PHC”.

Novembro 2011

Artigos Relacionados