Frutas Figueiredo

Com o acentuado crescimento que verificou, a empresa Frutas Figueiredo sentiu necessidades internas a nível da agilização de processos de facturação, pesagem, calibragem e embalamento dos produtos hortofrutícolas. O Software PHC foi a solução.

 

Solução escolhida

Orientados para o mercado hortofrutícola na área de exportação e importação de frutas e de produtos hortícolas na região Oeste, a empresa Frutas Figueiredo confiou no Software PHC para impulsionar os seus recursos de gestão e controlo. As exigências impostas pelo crescimento da companhia deram origem a necessidades de agilização dos processos de facturação, controlo da entrada e saída de produtos e respectiva pesagem, calibragem e embalamento. Depois de ponderar, a empresa confiou na PHC para o fornecimento de aplicações que respondessem a estas lacunas, o que resultou na implementação da gama PHC Advanced com os módulos PHC Gestão, PHC Lotes e PHC ControlDoc. Estas soluções integraram todos os processos internos da empresa, respondendo à competitividade do mercado e necessidades dos clientes e fornecedores.

Deixando para trás um sistema de facturação muito simples, a empresa usufrui agora de todas as vantagens da agilização dos processos de facturação, reduzindo os custos da empresa. Integrado com o módulo de gestão adquirido, o PHC Lotes, um módulo adicional fundamental para a actividade da Frutas Figueiredo, permite a gestão de stocks (compras e vendas) com associação a uma tabela de lote, possibilitando a utilização do método FIFO (first in first out), LIFO (last in first out) ou Custo Médio, qualquer um deles em harmonia com o Plano Oficial de Contabilidade.

“A integração dos serviços facilitou o controlo de entrada de stocks e transformação dos produtos, pois estes vêm em bruto e nós traduzimo-los em compostos numa linha de produção que foi toda automatizada”, apontou Fernando Figueiredo, responsável da Frutas Figueiredo.

A escolha do implementador

A implementação do projecto ficou a cargo da empresa de consultadoria PLC (www.plc.pt), que alocou cinco pessoas ao projecto, auxiliadas por três pessoas das Frutas Figueiredo. O projecto passou pela indispensável fase de levantamento das necessidades efectivas do cliente tendo-se, após algumas reformulações e adaptações do projecto, iniciado a migração dos dados do sistema anterior. “Esta foi a etapa mais morosa atendendo a que a aplicação que o cliente dispunha era muito antiga e limitada, mas fizemo-lo com sucesso”, indicou Rui Rebelo de Sousa, responsável da PLC.

A implementação decorreu em aproximadamente quatro meses, estando as Frutas Figueiredo a facturar com o Software PHC desde o início de 2008. A formação decorre num processo passo-a-passo e on the job, pois há muito para explorar e por fazer.

 

Benefícios do projecto

Para maximizar a rentabilidade do investimento efectuado, a empresa continuará a customizar o software à sua imagem. “Neste momento está tudo a funcionar em pleno mas há ainda alguns pormenores que faltam limar, sobretudo no que respeita às customizações realizadas”, revelou o responsável das Frutas Figueiredo.

Parte deste projecto é também a implementação de uma loja on-line, que vai permitir à empresa vender os seus produtos ao público em geral através da Internet. Numa primeira fase pretende-se disponibilizar os produtos on-line para que o consumidor possa escolher e posteriormente recolher a encomenda nas instalações das Frutas Figueiredo. Tudo sobre PHC. Numa segunda fase vai ser possível ao consumidor efectuar e recepcionar a encomenda confortavelmente em sua casa.

Ainda sem definição de timmings, mas já em projecto, está a implementação do módulo PHC Frota, que vai integrar com o PHC Gestão, o que irá permitir um controlo total sobre o veículo, nomeadamente o controlo da viatura e do motorista, a gestão de custos e viagens e a manutenção da viatura. Com este módulo, disse Fernando Figueiredo, “é possível gerir uma entrega imediata, localizando a viatura mais próxima para realizar esse serviço através do GPS integrado”.

Artigos Relacionados