Fábrica de Alimentos Guadiana

A empresa implementou o PHC Advanced CS e ficou de imediato com um controlo mais eficiente de stocks, os procedimentos simplificados e a gestão financeira optimizada

A Fábrica de Alimentos Guadiana, Lda. é uma empresa que está presente no mercado nacional há 32 anos. Dedica-se ao fabrico de Molhos Condimentados, tais como Maioneses, Ketchup, Mostarda, Molhos Picantes e seus derivados, para fornecer a grandes superfícies e comercializar marcas próprias.

Todos os produtos fabricados são elaborados segundo receitas desenvolvidas em exclusivo para cada cliente, tendo a empresa já sido classificada como PME Líder. Os processos obedecem a padrões de qualidades segundo as normas higieno-sanitárias e requisitos da ISO 22000.

A operar há já alguns anos com o software de gestão de uma empresa nacional, os gestores da empresa sempre identificaram algumas lacunas à aplicação. A altura tinha chegado para mudar de software de gestão, o que levou os gestores da empresa para o mercado na procura de uma ferramenta que lhes permitisse melhorar significativamente todos os processos produtivos e administrativos, tornando-os mais ágeis e oferecendo um controlo absoluto sobre todos eles.

Solução escolhida

O software que a Alimentos Guadiana possuía já não estava a responder às necessidades da empresa. “No fundo, a nossa aplicação de gestão pouco mais era do que um controlador de stocks e de facturação”, revela Fátima Piçarra, administradora da Alimentos Guadiana. “A empresa necessitava de uma gestão afinada, adaptada aos procedimentos internos que já datam de há muitos anos”, continuou. Era obrigatório uma solução que oferecesse uma gestão electrónica de encomendas de clientes e fornecedores, uma gestão de produção adaptada à realidade da empresa e uma gestão de entrada e saída de matérias-primas e produto final (ou seja, a total rastreabilidade do produto fabricado e o loteamento).

Depois de contactarem a Main Service, empresa que ficou responsável pela implementação da solução, os responsáveis de cada sector “fizeram um levantamento das suas necessidades de forma a, posteriormente, ser encontrada uma solução tecnológica que tornasse os processos mais ágeis, diminuindo o papel, libertando os responsáveis de situações burocráticas, permitindo-os ter um maior controlo bem como minimizar possíveis erros”, disseram os dois responsáveis da Alimentos Guadiana.

A empresa partiu então para a implementação do PHC Advanced CS, com os módulos PHC Gestão CS, PHC Contabilidade CS e PHC Gestão de Lotes CS, abrangendo um total de cinco utilizadores. “Escolhemos esta solução pois permite ir ao encontro das necessidades da empresa, conjugando a facilidade de operacionalidade, a possibilidade de integração de módulos, os desenvolvimentos no próprio software, a qualidade e estabilidade do próprio ERP, assim como a qualidade da assistência técnica”.

Benefícios do projecto

Depois de uma implementação de 60 dias, que também englobou toda a formação necessária para as equipas tirarem o máximo partido da solução, a empresa ficou com a solução completamente operacional. “As soluções implementadas na empresa fizeram-se notar logo após a implementação do software, uma vez que passou a existir um controlo mais eficaz nos processos produtivos da empresa, poupando tempo e recursos em tarefas que eram burocráticas e que foram tornadas mais ágeis”, afirmaram os responsáveis da empresa. A empresa necessitava de um exímio controlo de stocks e matérias-primas, e o Software PHC “permite agora ter um controlo rigoroso dos mesmos, evitando inclusive erros em contagens ou lotes mal codificados”, continuaram. Por outro lado, a rastreabilidade de produtos “tornou-se muito simples, conseguindo chegar à origem muito rapidamente”, continuou. “Os operadores adaptaram-se rapidamente ao sistema, e ficámos de imediato com um controlo mais eficiente de stocks, os procedimentos simplificados e uma gestão financeira muito apurada, conseguindo usufruir de várias análises”. Fátima Piçarra resumiu as três grandes mais-valias da implementação do PHC Advanced CS: “Destacamos a organização da produção, o controlo de stocks e a facilidade de consulta de documentação referente às produções, matérias-primas, embalagens, produtos finais e facturações.”

Com o funcionamento agilizado, a empresa não fecha os olhos a uma futura actualização, estando inclusive a pensar já na implementação dos módulos PHC ControlDoc CS e PHC Qualidade CS, porque segundo o slogan da empresa: “Na vida há sempre um sabor”.

Dezembro 2012

Artigos Relacionados