Casa da Imprensa

Define-se como uma Instituição Particular de Solidariedade Social e tem como objectivo central conceder benefícios de saúde e segurança social aos seus associados, promovendo a qualidade de vida dos mesmos. A Casa da Imprensa tem vindo a registar um crescente número de membros, o que fez com que sentisse a necessidade de integrar os dados para melhor gerir os serviços que lhes faculta.

Quando se apercebeu que não estava a responder eficazmente às necessidades dos membros, iniciou um estudo de mercado de forma a descobrir como agilizar os seus processos internos de modo a que a informação chegasse mais rápido ao destino e os associados partilhassem as acções da instituição, tivessem acesso a novas directrizes, novas campanhas ou novos serviços disponibilizados pela Casa da Imprensa. O que mais preocupava a instituição era a forma de integrar as informações do vasto leque de facilidades que oferece aos associados e a interacção das mesmas com os membros.

 

Solução escolhida

A instituição implementou então o PHC Advanced, nomeadamente os módulos PHC Pessoal, PHC Contabilidade, PHC Gestão e PHC Clínica, num processo abrangente que resultou numa solução de excelência. O elevado grau de customização do software “permitia redesenhar os circuitos da informação da instituição consoante as suas necessidades e abandonar o sistema rudimentar que possuíamos” referiu Andrade Costa.

“O nosso principal cuidado foi a migração dos dados do sistema antigo para o Software PHC de forma a não perdermos um único contacto e respectivo historial”, disse Jorge Silva, responsável da Unidade de Negócio ERP da ATKS, que relevou também que o projecto se iniciou pela implementação do módulo PHC Contabilidade, sendo posteriormente instalados os módulos PHC Gestão e PHC Clínica. Na implementação do sistema estiveram envolvidos dois elementos internos da associação e quatro elementos da ATKS, estando neste momento dez pessoas em contacto com as aplicações, as quais receberam uma breve formação dado o elevado grau de intuitividade da aplicação.

 

A escolha do implementador

Depois de analisar e avaliar várias soluções, muitas das quais se mostravam morosas e dispendiosas, a empresa seleccionou a ATKS, empresa de consultoria em tecnologias de informação, para implementar o software pela competência que a mesma mostrou e pela capacidade de adaptar o Software PHC à realidade organizacional da Casa da Imprensa.

“O PHC é um software com relevância no mercado a nível de gestão empresarial, daí o termos escolhido”, comentou o Engº. Andrade Costa, Director Geral da Casa da imprensa, que continuou: “Por outro lado, sabíamos que a maior parte das soluções de gestão existentes no mercado se encontram direccionadas para empresas comerciais o que, no nosso caso, implicava algumas diferenças de conceitos em virtude de sermos uma associação mutualista. A ATKS mostrou-se capaz de adaptar o conceituado Software PHC à nossa realidade, o que ajudou na nossa decisão.”

Benefícios do projecto

“Chegámos a uma solução de excelência e adequada à associação, que já mostra melhorias a nível da qualidade de serviços prestados aos associados e o fácil acesso à informação, conseguindo agora satisfazer as necessidades dos seus membros em tempo útil e com precisão, pois têm um maior controlo das actividades dos mesmos”, comentou Jorge Silva.

Related Posts