Atlânticoline

Atlânticoline integra postos com PHC

Criada em 2005, a Atlânticoline começou por prestar  serviços de transporte marítimo nos Açores com o navio “Ilha Azul”, e posteriormente com o “Express Santorini”.

Em 2009, registou melhorias significativas ao nível do conforto e serviço prestado aos passageiros após a operação com o navio “Wind”, que permite o transporte de viaturas, facilitando a mobilidade de milhares de açorianos.

A empresa atingiu em 2010 um recorde ao nível do movimento de passageiros transportados, chegando aos 130 mil. Tendo em conta o crescimento registado e procurando uma melhor integração dos seus postos com a sede, a empresa recorreu ao mercado tecnológico para melhorar a sua gestão.

Solução escolhida

Após consultar a empresa tecnológica com quem habitualmente trabalha, a SearchView, a empresa optou por implementar o PHC Advanced CS, com os módulos PHC Gestão, PHC Contabilidade e PHC Restauração ,PHC ControlDoc, PHC Imobilizado, PHC Pessoal e PHC Pessoal Público, nos 10 postos e na sede. Ao todo são 35 os colaboradores que intervêm directamente em todo o processo, divididos entre a sede e os postos de trabalho.  As necessidades passavam por integrar todos os postos na mesma aplicação; controlar os preços de custo e a utilização de produtos compostos; controlar o Frontoffice de restauração desde a Sede, ganhando assim nas actualizações para os postos.

Após quatro semanas de implementação seguidas de 4 semanas de acompanhamento específico, na qual estiveram envolvidos quatro elementos internos e dois externos (SearchView), a empresa deixou para trás as suas aplicações anteriores e passou a trabalhar apenas com Software PHC.

Benefícios do projecto

O Software PHC “permitiu à Atlânticoline integrar os Postos directamente na mesma aplicação, o que não acontecia”, disse Fernando Lopes, Coordenador da Informática da Atlânticoline. Também foram atingidos os objectivos relacionados com o maior controlo do Frontoffice de restauração e dos custos. “Passámos a ter um controlo rigoroso de Stocks, Custos, Fechos de Caixa e fluxo bidireccional de informação”, revelou Fernando Lopes. Nas palavras deste responsável, a aplicação da PHC “é bastante simples na abertura e fecho de Caixas e nas Hierarquias de Referências, permitindo também uma rápida visualização dos produtos na zona de Touch”. Fernando Lopes não coloca de lado um possível upgrade das soluções, referindo que tudo “dependerá das necessidades da empresa”.

Julho 2011