Âncora Prateada

A empresa de distribuição eliminou a utilização de papel, aumentou a mobilidade da força comercial e agilizou a gestão através do PHC Advanced CS.

A Âncora Prateada é uma empresa com vários anos de atividade no setor da distribuição de produtos alimentares. Dispondo de armazéns de frio e frescos, é uma referência no setor da distribuição alimentar, sendo reconhecida pelo elevado grau de qualidade dos produtos comercializados e pelo excelente serviço prestado aos seus clientes.

Devido ao crescimento da empresa e à mudança do paradigma do mercado de produtos alimentares, a Âncora Prateada sentiu a necessidade de automatizar alguns processos de forma a agilizá-los, quer a nível do registo de encomendas e cobranças pela equipa comercial, quer a nível dos seus processos logísticos internos, nomeadamente picking e inventários. A solução estava no mercado, e a empresa apressou-se a encontrá-la.

Solução escolhida

“Notámos uma necessidade cada vez maior de dotar a equipa comercial com uma solução móvel que funcionasse em terminais portáteis (como PDAs e tablets), de forma a que o registo das encomendas pudesse ser efetuado de forma rápida e isenta de erro, e que estas fossem, automaticamente, criadas no software de gestão PHC sem qualquer intervenção humana”, referiu Paulo Paiva das Neves, Diretor-geral da Âncora Prateada.

A empresa consultou o mercado, e o facto de as soluções da PHC terem provas dadas noutras empresas do ramo, fez com que os seus gestores tivessem optado pelas soluções da software-house lusa. Num projeto liderado pela Bluecorp em conjunto com a Winsig, as empresas de distribuição implementaram na Âncora Prateada o PHC Advanced CS, com os módulos PHC Gestão e PHC Lotes. Os mesmos integradores também adaptaram a solução, desenvolveram sobre a plataforma PHC as ferramentas necessárias, e deram ainda formação contínua às mais de 30 pessoas que terão contacto direto com a aplicação.

Benefícios do projeto

Finda a implementação, e com a solução a funcionar a 100%, a Âncora Prateada conseguiu eliminar o uso de papéis nos armazéns, fez com que os pedidos de encomenda passassem a chegar à base em tempo real e passou a fazer a faturação direta do processo de picking. Como resumiu Paulo Paiva das Neves, a empresa “atingiu uma integração total”.

“O tracking dos produtos expedidos para cada cliente está assegurada, sendo possível consultar no Software PHC quais os lotes de cada produto que foram entregues a cada cliente”, apontou o responsável. Foram também customizadas e criadas algumas funcionalidades de forma a permitir validar o processo de satisfação de encomendas, a emissão de faturas de forma automatizada e a disponibilização, quer ao responsável de armazém, quer à gestão, de um dashboard que permite monitorizar os processos de picking e entrega de mercadoria aos clientes em tempo real.

Satisfeito com a sua solução de gestão, o responsável máximo da Âncora Prateada não coloca de lado um futuro projeto para agilizar ainda mais os processos de gestão da empresa.

Agosto 2014

Artigos Relacionados