ACtoRent

ACtoRent dinamiza Renting com PHC

A ACtoRent foi criada em 2006 com o objectivo de colmatar as necessidades dos clientes do Grupo na área de aluguer de viaturas. Apresentando-se no mercado com uma estratégia out-of-the-box, a empresa trata de tudo o que envolve o aluguer, assumindo as tarefas administrativas relacionadas com a gestão de viaturas e apresentando soluções à medida das companhias, permitindo que os gestores se foquem unicamente no negócio.

A área do renting tem, no entanto, requisitos muito específicos, o que levou a empresa a procurar no mercado um ERP que pudesse satisfazer todas as suas necessidades.

Solução escolhida

Depois de uma análise de mercado, a solução passou pela PHC. Telmo Vicente, responsável de Sistemas de Informação da ACtoRent, explica que a escolha do Software PHC “derivou, em grande parte, da flexibilidade da solução”.

Num projecto liderado pela inCentea, a empresa implementou o PHC Advanced CS, com os módulos PHC Gestão, PHC Frota, PHC Contabilidade, PHC Pessoal e PHC Imobilizado. O projecto decorreu em duas fases, uma com duração de três meses e a segunda de apenas um mês, tendo a inCentea alocado dois técnicos para a implementação dos módulos.

No fim do projecto, a solução da PHC foi adaptada à ACtoRent de forma a fazer a centralização das propostas de Renting, com todas as ferramentas necessárias para actividade, como o cálculo da Rentabilidade esperada dos contratos, definição dos planos financeiros, gestão de todos os serviços inerentes aos contratos, diferentes formas de facturação dos contratos de acordo com as condições negociadas e tratamento contabilístico de todas estas transacções.

Benefícios do projecto

Com o projecto concluído, os resultados são bastante satisfatórios. A empresa consegue, por exemplo, gerir mais de 300 contratos de renting com apenas duas pessoas administrativas com acesso a um conjunto de serviços integrados que incluem gestão de frota, gestão de manutenção e de seguros, etc. “Outra das mais-valias desta aplicação tem a ver com o facto de todo o grupo AC MAN -A.C.MANutenção e Comércio de Veículos S.A., utilizar o mesmo ERP, o que permite usufruir de várias sinergias, sobretudo ao nível de análises, como o caso da consolidação de contas”, apontou Telmo Vicente.

Tendo em conta a constante mutação das obrigações fiscais e a evolução dos mercados, Hugo Grazina, gestor da ACtoRent, prevê a constante atualização do software, à medida que vão surgindo as necessidades. “Na ACtoRent, todos os dias estamos a aprender e necessitamos de ferramentas para complementar as ferramentas que já temos. Temos conseguido sempre evoluir o nosso sistema com integrações de sucesso”.

Fevereiro 2011

Artigos Relacionados